Por gabriela.mattos
Rio - O governo federal prepara socorro financeiro de R$ 1 bilhão para estados em dificuldades, como o Rio de Janeiro. Carimbada, a verba só poderá ser destinada para a área da segurança pública. O Planalto estuda se fará o repasse até o fim deste ano ou em janeiro de do ano que vem.
O presidente Michel Temer não vê problema em liberar os recursos ainda em 2016, mas trâmites burocráticos exigem que os estados utilizem toda a grana no mesmo ano em que ela foi recebida. Como os governadores poderão usar a verba para comprar armas e equipamentos, o que exige processo de licitação, o tempo ficaria muito corrido.
Publicidade
A definir
O governo federal ainda não definiu a quantidade de estados que terão direito ao socorro de R$ 1 bilhão. E nem se o Rio, pelo número de habitantes e pela complexidade da crise, receberá uma fatia proporcionalmente maior do bolo.
Publicidade
Lâmpada mágica
A bancada de deputados federais do Rio criou uma comissão externa para fazer três pedidos ao governo federal.
Publicidade
1- Que os estados fiquem com uma fatia maior da verba oriunda de repatriação. 
2- O aumento dos repasses para o Rio na área da saúde: alega que o governo estadual, por meio das UPAs, passou a oferecer serviços de alta complexidade, de competência da rede federal.
3- O envio da Força Nacional ao Rio até o fim do verão. 
Japeri
Publicidade
Prefeito eleito de Japeri, Carlos Moraes (PP) pretende implementar medidas polêmicas, como a privatização do serviço de água e a terceirização da saúde. Também diz que, diferentemente do prometido durante a campanha, não construirá a maternidade municipal por falta de recursos.
Ameaçada
Publicidade
A Fiperj, que elabora pesquisas sobre cultivo e consumo do pescado fluminense, está ameaçada de extinção por conta dos cortes. Composta por 70% de concursados, a fundação auxilia cerca de 30 mil pescadores e representa 0,003% do orçamento anual do estado.