Por gabriela.mattos
Rio - A diretora comercial da H.Stern, Maria Luiza Trotta, afirmou em depoimento à Polícia Federal que levava joias, anéis de brilhante e pedras preciosas na residência de Sérgio Cabral (PMDB), para que o ex-governador e sua mulher, a advogada Adriana Ancelmo, fizessem uma "seleção" da peça a ser escolhida. Segundo ela, os pagamentos era feitos em dinheiro vivo.
Maria Luiza disse que "chegou a vender joias no valor de até R$ 100 mil a Sérgio Cabral, tais como anéis de brilhante ou outros tipos de pedras preciosas, sendo o pagamento ainda que em tais quantias realizado em dinheiro"; A diretora declarou trabalhar na H.Stern há 34 anos.
Ex-governador do Rio, Sérgio Cabral foi preso na semana passada pela Operação CalicuteReprodução Internet

De acordo com ela, o dinheiro em espécie era levado a uma loja da joalheria, em Ipanema, na zona sul do Rio, por Carlos Miranda - apontado pela Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato, como o "homem da mala" de Sérgio Cabral.

Publicidade
A testemunha revelou à PF que passou a atender "pessoalmente" o peemedebista quando ele ainda estava no comando do Governo do Rio, em 2013. Cabral foi governador em dois mandatos, entre 2007 e 2014.

"Os atendimentos feitos pela declarante a Sérgio Cabral sempre foram feitos no interior da residência deste; que, os atendimentos eram agendados com a declarante por Carlos Miranda ou algum outro/a secretário/a de Sérgio Cabral; que, a declarante então, nesses encontros na casa de Sérgio Cabral levava joias de amostragem, as quais eram selecionadas ou não pelo próprio Sérgio Cabral ou por sua esposa", diz o depoimento da diretora.

Segundo Maria Luiza, o ex-assessor de Sérgio Cabral "ou outros portadores não identificados do dinheiro em espécie eram dirigidos à tesouraria". A diretora não soube informar sobre a emissão de notas fiscais.

"Todas as joias tinham certificados que eram entregues a Sérgio Cabral e/ou esposa, sendo certo que a empresa não guarda cópia de tais certificados por questão de confidencialidade", declarou

O depoimento foi prestado em 17 de novembro, dia da deflagração da Operação Calicute, que prendeu Sérgio Cabral preventivamente. O ex-governador está em Bangu 8.
Publicidade
A PF exigiu de Maria Luiz no prazo de 24 horas "todas as cópias de notas ficais de venda realizadas entre H. Stern e Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo".
A diretora informou que Carlos Bezerra, a quem a PF atribui o papel de operador de propinas de Cabral, pode ter atuado "como portador de valores de pagamentos de joias compradas pelo ex-governador".
Publicidade
Em depoimento à PF, no dia em que foi preso, Cabral declarou que "não se recorda" das compras das joias. O peemedebista se disse também "indignado" com as "mentiras" dos delatores que afirmaram ter pago propinas a ele e seus aliados referentes às grandes obras do governo do Rio.
Marco Antônio Cabral publica mensagem de apoio ao pai
Publicidade
Filho de Sérgio Cabral, o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, publicou uma mensagem de apoio ao pai em sua rede social nesta terça-feira. 
"Gostaria de agradecer por todas as mensagens de força e carinho que eu e minha família temos recebido. Estamos muito firmes e unidos! Tenho certeza que todos os fatos serão esclarecidos e a justiça será feita. Muito obrigado a todos os amigos e aqueles que conhecem e confiam no trabalho do meu pai Sérgio Cabral", escreveu.