Por bianca.lobianco

Rio - Após o prefeito Eduardo Paes sancionar a lei que proibe a circulação de serviços de transporte particular como o Uber na manhã desta segunda-feira, a empresa respondeu que a decisão "ignora o direito dos passageiros e o parecer favorável da Justiça". A Uber informou que vai continuar operando o serviço normalmente. 

Uber é vetado por Eduardo Paes no Rio e empresa informa que serviço continuará sendo executado normalmenteReprodução Internet

"Ao sancionar a Lei 6.106/16 (PL 1362-A/2015), que proíbe o transporte remunerado de passageiros em carros particulares através de aplicativos, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ignora não só o direito de escolha desses mais de 1.200.000 usuários, mas também decisão da Justiça carioca que garantiu a atividade da Uber e seus parceiros após Lei idêntica, sancionada por ele no ano passado", diz comunicado.

A Uber acrescenta também que  Paes ignora "os milhares de parceiros na cidade que usam o aplicativo para gerar renda para si mesmos e suas famílias". "Vale ressaltar que já são mais de 30 decisões da justiça que confirmam a legalidade dos serviços prestados pelos motoristas parceiros da Uber. Reafirmando nosso compromisso com esses usuários e parceiros, a Uber continua operando no Rio de Janeiro". 
Publicidade
Descumprimento da lei gerará multa
De acordo com a lei sancionada por Paes, o motorista que for flagrado no transporte irregular será punido. Contratações e cadastros de empresas que prestam esse tipo de serviço também estão proibidas no Rio. Quem descumprir a lei deverá pagar uma multa prevista no Código de Defesa do Consumidor.
Publicidade
No entanto, motoristas credenciados neste tipo de serviço ainda estão amparados por uma decisão judicial, do dia 5 de abril deste ano, que autoriza a atividade no Rio. A vereadora Vera Lins (PP), autora da proposta que veta o Uber na cidade, tentará recorrer da decisão na Justiça.
A lei sancionada por Eduardo Paes, que deixou muita gente insatisfeita devido ao alto valor das corridas de táxi, reforça que apenas profissionais taxistas podem exercer a prática, regulamentada pela lei estadual 6.504, de 16 de agosto de 2013.
Publicidade
Repercussão nas redes
Publicidade
A proibição do serviço do transporte particular causou revolta nas redes sociais. Uma parte da população carioca fez duras críticas à decisão do prefeito. "Tá querendo ferrar com nosso deslocamento pela cidade mesmo né?! Espero que a liminar que permite a circulação do Uber dure eternamente", comentou uma pessoa.
A publicação também contêm comentários de pessoas a favor da medida. "Parabéns Eduardo Paes! (...) Fez com que 33 mil trabalhadores continuassem com a sua dignidade", escreveu um internauta. "Parabéns Eduardo Paes, acabou a bagunça, aqui não e uma cidade bagunçada, as leis devem ser obedecidas", comentou outro.
Publicidade
Eduardo Paes está em Tóquio participando de um evento em que fala sobre os Jogos Olímpicos 2016.

Você pode gostar