Por rafael.nascimento
Momento da prisão de DecoDivulgação

Rio - O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) prendeu um dos chefes do tráfico de drogas da Cidade de Deus, na manhã desta sexta-feira, durante uma operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Edvanderson Gonçalves Leite, 51 anos, conhecido como 'Deco', estava escondido dentro de uma casa na Rua Teixeira Ribeiro, na comunidade da Nova Holanda. 

Deco foi preso pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) em maio do ano passado, em Campina Grande, na Paraíba, mas estava solto desde 21 de julho deste ano, após ser beneficiado por um habeas corpus concedido pela Justiça. O bandido era procurado pela polícia, principalmente após uma aeronave da Polícia Militar cair na Cidade de Deus, alvo de uma série de disparos.

Veja a galeria de fotos

O Portal de Procurados do Disque Denuncia oferecia a recompensa R$ 30 mil por sua captura.

Operação no Complexo da Maré

Agentes do Batalhão de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) fazem uma operação nas comunidades para reprimir o trafico de drogas e tentar prender traficantes. Durante a ação, duas pessoas foram baleadas. Um morador e um cabo do Batalhão de Choque (BPChq). O morador Antônio Jorge Pereira, de 49 anos, foi atingido no ombro na Favela Parque União e encaminhado para o Hospital Geral de Bonsucesso. Seu estado de saúde é considerado estável. Já cabo, identificado como Macedo, foi ferido na coxa e levado para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, também na Zona Norte. A PM ainda não informou o seu estado de saúde.

Até às 12h, além de Deco, outras duas pessoas haviam sido presas na operação e encaminhadas para a 21ª DP (Bonsucesso), também na Zona Norte. Houve apreensão de um fuzil, uma granada e drogas ainda não contabilizadas.

Um dos principais chefes do tráfico de drogas da Cidade de Deus%2C 'Deco' foi preso no Complexo da Maré nesta sexta. Na ação%2C policiais também apreenderam drogas e granadaSeverino Silva / Agência O Dia

Mais de 5 mil alunos sem aulas

Mais de cinco mil alunos, de 22 unidades de educação, estão sem aula nesta sexta-feira, após uma operação da Polícia Militar, nas comunidades do Parque União e Nova Holanda. A ação acontece desde as primeiras horas da manhã.

Segundo a Secretaria estadual de Educação (SEEDUC), a Escola Professor César Pernetta suspendeu todas as suas atividades nesta manhã. Ainda segundo a pasta, os conteúdos das aulas perdidas serão repostos. A Secretaria municipal de Educação (SME) afirmou que 11 escolas, três creches e sete espaços de desenvolvimento infantil (EDIs) estão sem atendimento nesta sexta-feira. As unidades atendem 5.427 alunos. Por fim, a SME esclarece, ainda, que o conteúdo didático será reposto.

Um dos principais chefes do tráfico de drogas da Cidade de Deus%2C 'Deco' foi preso no Complexo da Maré nesta sexta. Na ação%2C policiais também apreenderam drogas e granadaSeverino Silva / Agência O Dia

Queda de helicóptero

Em 19 de novembro, uma aeronave do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) caiu próximo à Cidade de Deus. Quatro policiais militares que estavam transporte morreram na queda, que aconteceu próximo à Avenida Ayrton Senna. À ocasião, durante o dia a Cidade de Deus foi palco de intensos tiroteios quando, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus trocaram tiros com criminosos. Os quatro ocupantes do helicóptero eram Major Rogério Melo Costa, o capitão William de Freitas Short, o subtenente Camilo Barbosa Carvalho e o sargento Rogério Felix Rainha.
Imagens de câmera da Cet-Rio mostra o helicóptero caído perto da Cidade de DeusReprodução


Você pode gostar