Por gabriela.mattos
Rio - Funcionários do Banco do Brasil fecharam simbolicamente as portas do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) nesta quarta-feira. Os manifestantes bloquearam as quatro principais entradas do espaço no Centro, impedindo seu funcionamento. Cerca de 100 bancários das agências Primeiro de Março, Visconde de Inhaúma e Graça Aranha paralisaram as atividades, como protesto contra o fechamento de duas agências no Rio e o plano de ‘aposentadoria incentivada’ anunciados no final de novembro.
Pelo menos 100 funcionários protestam contra o plano de aposentadoria incentivadaLuiz Ackermann / Agência O Dia

Segundo o organizador da manifestação, Iacilton Mattos, diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, a paralisação teve o objetivo de dar visibilidade à situação do BB. “A reestruturação da empresa implica em fechamento de agências e corte de empregos. Os bancários que vão mudar de agência vão ficar em uma situação que não vão ter como se acomodarem, vai mudar a estrutura toda da vida deles”, disse.

Em todo o país, 379 agências serão transformadas em postos de atendimento e 402 serão desativadas. O plano de aposentadoria incentivada é voltado a 18 mil funcionários, que podem aderir até esta sexta-feira. A assessoria do CCBB foi procurada mas não respondeu até a publicação desta reportagem.
Publicidade
?Reportagem da estagiária Alessandra Monnerat