Por gabriela.mattos
Rio - Nove pessoas envolvidas no assassinato do turista italiano Roberto Bardella no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, já foram identificadas, segundo a Polícia Civil. Entre eles está Claudio Augusto dos Santos, conhecido como Jiló e apontado como chefe do tráfico local, que saiu da prisão há cerca de 30 dias. O acusado tem passagens por tráfico de drogas, formação de quadrilha e roubo.
Dos identificados, seis tiveram os pedidos de prisão decretados, e um, menor de idade, teve o pedido de apreensão solicitado. Outros dois aguardam o pedido de prisão da Delegacia de Homicídios ser deferido pela Justiça.
Suspeitos foram identificados nesta sexta-feiraDivulgação

Segundo o delegado Fábio Cardoso, titular da Delegacia de Homicídios do Rio, o responsável por efetuar os disparos que matou Bardella foi o traficante Rômulo Pontes Pinho, 22 anos. Ele foi um dos reconhecidos pelo italiano Rino Polato, primo de Bardella e que estava com ele no momento do assassinato. Polato chegou a ser sequestrado pelos bandidos e libertado horas depois.

Os outros suspeitos, segundo a polícia, são Wagner Moreira Rodrigues da Silva, o Guinin, de 22 anos, Thiago de Oliveira, o TG dos Prazeres, de 29 anos, Marcos Vinicius Paulo de Oliveira, de 24 anos e Marcos Elias Candido Bezerra, de 20 anos.

Suspeitos foram identificados nesta sexta-feiraDivulgação

O delegado trabalha com a suspeita de que os turistas foram confundidos com policiais militares, pois usavam roupas de motociclista, de cor escura, que lembra o uniforme da PM. De acordo com o depoimento, que durou cerca 10h entre quinta e sexta-feira, ao serem avistados pelos traficantes, os italianos ouviram gritos de “Para!, mas não entenderam o comando e os bandidos atiraram quatro vezes. Dois disparos acertaram a cabeça e o tórax de Bardella.

Publicidade
Polato esteve no IML na tarde desta sexta-feira para o reconhecimento do corpo do primo. O corpo de Bardella aguarda liberação das autoridades para seguir para a Itália.
Suspeitos foram identificados nesta sexta-feiraDivulgação

O caso é o terceiro registro de assassinato de italianos no Brasil em menos de um mês. Um deles morreu em Fortaleza (CE), e outro em Morro de São Paulo (BA). O oficial, que trabalha no serviço de cooperação da polícia italiana no Brasil, Roberto Donati acompanha as investigações e elogiou o trabalho da polícia. Ele diz, no entanto, que, para a polícia italiana, identificar os suspeitos e decretar as prisões não põe um ponto final nas investigações porque ninguém foi preso ainda. O delegado fez um apelo à população que ajude a encontrar os foragidos e em caso de qualquer suspeita procure a DH, na Barra, ou entre em contato com o Disque-Denúncia.

Três mortos no Fallet
Publicidade
Três homens morreram e dois ficaram feridos em operação da PM, nesta manhão, no Morro do Fallet, em Santa Teresa, próximo ao Morro dos Prazeres, onde o italiano foi morto. A PM também esteve no Prazeres.
Quatro homens deram entrada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, levados por PMs da UPP. O confronto ocorreu na localidade Couro Come. Quatro pistolas foram apreendidas.
Publicidade
Um suspeito internado está em estado grave. Outra pessoa, que teria sido baleada no local, foi levada por parentes para o hospital. O delegado Fábio Cardoso afirmou que os baleados não estavam entre os procurados pela morte do italiano. Agentes da DH foram à 5ª DP (Centro) e informaram que iniciaram a investigação para apurar as três mortes no Fallet.