Por thiago.antunes
Rio - O carnaval da Barra cresceu e tem como eixo principal a hotelaria do bairro que está mobilizada para aquecer os dias de folia. A abertura oficial da festa acontece com uma feijoada no hotel Hilton, no dia 11, com a eleição da musa dos blocos da Barra, um concurso com a presença de representantes dos principais blocos da região.
A edição do ano passado foi histórica: a primeira vez que os blocos da Barra e Recreio se reuniram e hoje até falam em criar uma associação das entidades.
O ministro do Turismo%2C Marx Beltrão e o presidente da Embratur Vinicius Lummertz estiveram na Barra na semana passadaDivulgação

Neste sábado, 4 de fevereiro, o Windsor Barra abre a tradicional programação de feijoadas nos hotéis, com a presença da bateria da Unidos da Tijuca e do bloco Mulheres de Chico. Uma feijoada pré carnavalesca como previa para a grande feijoada do dia 25 de fevereiro. Ainda em ritmo de pré-carnaval, no dia 18 é a vez do Hotel Hilton receber a bateria do Salgueiro.

No sábado de carnaval a folia continua no Sheraton Barra, com o tradicional bloco Cordão da Bola Preta, no dia 25. Na mesma data, acontecem as feijoadas do Pestana Barra, Brisa Barra, além do Windsor. E, no dia 26, é a vez do Grand Mercure apostar na combinação do samba com feijão.

Presença feminina no Grand Hayatt da Barra. A competente diretora da Experiência do Cliente, Mariana Nunes e Luci Marui, gerente de serviços aos hospedes. São as duas que pensam em cada detalhe relacionado a hisoedagem. Mariana é carioca e trabalho em vários hoteis da mesma cadeia no exterior e hoje tem o privilégio em ser um dos diretores na sua própria cidade.Divulgação

Agendado ainda um baile de fantasia, comandado pelo Carnavalesco Haroldo Costa, que resgata as tradições carnavalescas com um desfile de fantasias, fazendo alusão ao Rio Antigo, no hotel Windsor Barra, na sexta dia 03, na vespera do desfile das campeãs na Sapucai.

No sábado, dia 4 de março, no Hotel Grand Mercure, acontece o encerramento da folia com a entrega do prêmio jornalista José Gueiros, pioneiro no colunismo sobre a Barra, para os destaques os blocos que concorrerão nas categorias ‘melhor percussionista’, ‘melhor interpretação’ e ‘melhor bloco de Carnaval da Barra’.

Publicidade
A ocupação hoteleira ficou em cerca de 70% na região em 2016 e deve chegar a 90% esse ano. A média geral da cidade está prevista para a casa dos 80%, segundo a Associação dos Hotéis do Rio. Este Carnaval deve ser ainda mais especial, em função das novas opções de transporte no bairro e do apoio institucional da hotelaria na organização do calendário festivo.

Para o presidente da Associação dos Hotéis, Alfredo Lopes, "a Barra vem se posicionando como um roteiro mais atrativo para quem quer desfrutar as carioquices com mais tranquilidade. A região já contava com mais de 20 blocos de rua, que desfilam entre a Barra e o Recreio. Agora, com um roteiro especial de feijoadas e eventos temáticos, a programação ficou ainda mais completa e atrativa”, enfatiza, lembrando que os eventos são estratégicos para incrementar a ocupação no bairro, que dobrou sua oferta de hospedagem no último ano, passando de cerca de 6 mil para 12 mil quartos, em média.

O presidente da Associações de Hotéis do Rio%2C Alfredo Lopes é um homem de hábitos simples e pratico. Adotou o metro nos seus deslocamentos entre a Barra e a Zona Sul. "SaDivulgação

Com o apoio da hotelaria o carnaval da Barra ganha musculatura e Riotur que apoiar ainda mais as próximas edições. "Como morador do bairro sei que a Barra possui um carnaval que cresce e vamos apoia-lo ainda nais", afirma Marcelo Alves presidente da Riotur.

Carnaval à espanhola
Publicidade
O Brisa Restô, restaurante do hotel Grand Mercure Riocentro, vai servir suas famosas feijoadas de domingo e paellas de frutos do mar de sábado, com preços especiais, até o dia 28 de fevereiro. Preparados pelo recém-chegado chef espanhol Victor Hugo, os buffets ficam disponíveis entre 12h e 15h. Crianças de até 5 anos não pagam, já as que possuem entre 6 e 12 anos pagam metade.
O Grand Mercure dispõe de um Espaço Kids e cães de até 15 kgs podem acompanhar seus donos na área externa, desde que com guia e coleira. O Hotel possui ainda pacotes de Day Use para atender os clientes que desejarem passar algumas horas usufruindo de sua piscina, saunas, academia, com opções que incluem uso de um apartamento e almoço para duas pessoas. Informações e condições disponíveis através do Hotel.


Pré-Carnaval no Windsor Barra

O grito de folia foi dado e a clássica feijoada das quadras de escolas de samba chega ao Windsor Barra Hotel no dia 04 de fevereiro para esquentar os tamborins pela primeira vez no Windsor Oceânico. E no dia 25 de fevereiro, repete a dose com mais feijão e festa no sábado de Carnaval. Neste ano, a homenagem será as “Mulheres do Lan”, que emolduram mais uma vez a camiseta convite com uma de suas ilustrações.

O hotel se prepara neste ano lançando-se mais uma vez no circuito com o lançamento da feijoada pré-carnavalesca do Windsor Barra, onde a badalação é um dos temperos. No quesito gastronomia, o Chef Manoel Moreira inova mais uma vez, com o seu especial bolinho de feijoada e outras novidades. Sem falar das sobremesas e das cachaças e drinks para acompanhar a folia.

Por lá, quem dá o tom dos tamborins é a bateria da Unidos da Tijuca, acompanhada por passistas e ritmistas e pela rainha da bateria, Juliana Alves, que promete muito samba no pé. Outra novidade será apresentação especial do bloco Mulheres de Chico, primeiro bloco temático do Rio de Janeiro formado por mulheres e que homenageiam os sambas clássicos de Chico Buarque, mas que esse ano fará uma homenagem aos 170 anos de Chiquinha Gonzaga, assim como outras mulheres importantes.

Nos intervalos, a animação fica por conta do DJ e do grupo show da escola, que levará os grandes ritmos do MPB e clássicos do samba. Logo na entrada do salão, recepcionistas entregarão aos participantes a camiseta-convite, que poderá ser customizada ao gosto dos foliões, pelas estudantes de uma escola de moda, Instituto Zuzu Angel.

Já en ritmo de pré-carnaval o escritor e jornalista Ricardo Cravo Albin, o medico nutrólogo Marcel Orlandi, que esta fazendo sucesso na Barra e Martinho da Villa, apaixonado pelo bairro e grande incentivador do Carnaval na zona oeste.Divulgação

Combo no Metropolitano

Publicidade
O Shopping Metropolitano Barra realiza mais uma edição da promoção em parceria com a Cinemark e o Outback Steakhouse. A promoção "Cinema + Estacionamento grátis + #MomentoOutback" acontece de 01 de fevereiro a 29 de março, de segunda a quarta-feira, exceto feriados, não sendo válida para a sala XD.
Para participar, o cliente deverá retirar o voucher (vale ingresso + estacionamento + momento outback) no Espaço Cliente do shopping, localizado no piso L2. Após, o cliente pode comprar um ingresso na bilheteria da Cinemark e entregar o voucher para ganhar o segundo, que deve ser utilizado na mesma sessão. Já para isenção do estacionamento, basta entregar o voucher no guichê de pagamento do shopping, onde o cliente deverá também apresentar o ingresso de cinema do mesmo dia.
Publicidade
Além disso, na compra de um prato principal ou aperitivo e apresentando o voucher da promoção no restaurante Outback, o cliente pode escolher um dentre três deliciosos aperitivos. "Cinema é diversão garantida. Com Outback e estacionamento gratuito então, fica uma combinação muito gostosa! Nossos clientes amam e esperamos atrair muito público como nas edições anteriores", diz a gerente de marketing do shopping, Luciane Treigher.
Bailinho para foliões mirins
Publicidade
Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Shopping Metropolitano Barra realizará seu Bailinho de Carnaval. A criançada poderá vir fantasiada para brincar ao som de marchinhas e músicas de Carnaval tocadas ao vivo por uma banda.
Para completar a diversão, recreadores vão distribuir máscaras, serpentinas e fazer maquiagem nos pequenos. Além disso, um painel de fotos trará um pouquinho da Lapa para o shopping. O evento é gratuito. O mascote do shopping, Nico, estará presente. "Vamos promover uma festa muito animada para a criançada aproveitar o Carnaval em família", diz a gerente de marketing do shopping, Luciane Treigher.
Publicidade
BRT gera criticas
Está nas redes sociais. A linha do BRT Centro Olímpico que atende todos os condomínios da Avenida Abelardo Bueno, pelo menos 5 hotéis, o Shopping Metropolitano Barra e o Hospital Sarah foi extinta.
Publicidade
A linha foi incorporada ao BRT Sulacap, que atende uma região totalmente diferente e que agora se tornou muito cheia. Menos carros e mais passageiros. Todos perdem. Quem pilota as queixas é o professor Bayard Bouteux.
Barco/metrô é sucesso
Publicidade
Esta fazendo sucesso a linha de balsas que liga os principais condomínios e o metrô. A integração do modal barco/metrô surgiu espontaneamente e é um sucesso. A passagem custa 5 reais e as saídas são de hora em hora. Já se estuda a sério uma linha ligando a Península à estação Jardim Oceânico, com barcos hovercraft de 60 passageiros.
Fora do mapa
Publicidade
A prisão de Eike Batista fez naufragar dois planos que incluíam a Barra. Ele esteve de olho no terreno do parque Terra Encantada e o seu projeto de Cassino visava o bairro. Tragado pela prisão ele deixa definitivamente de ser um dos players da volta do jogo.
Fácil acesso
Publicidade
O metro funcionando sábado e domingo transformou a vida do Jardim Oceânico. O movimento dos restaurantes subiram 20% e a Olegário Maciel virou um point noturno.
E-mail da coluna: claudio.magnavita@odia.com.br