Por clarissa.sardenberg

Rio - Um agente do Departamento de Ações Socioeducativas (Degase), do Centro de Socioeducação Gelso Carvalho do Amaral (Cense GCA), na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, foi agredido por um menor infrator nesta segunda-feira. Segundo a instituição, o adolescente se recusou a seguir as instruções do agente no momento em que era servido o jantar, arremessou uma quentinha em seu rosto e partiu para cima dele.

Agente do Degase agredido por menor Divulgação

Durante a confusão, um dos agentes teve o braço ferido em uma porta de metal dos alojamentos. Ele recebeu atendimento no Hospital Municipal Evandro Freire.

Em seguida, o agente foi ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito. O caso foi encaminhado para registro na 37°DP (Ilha do Governador).

Denúncia contra agentes

Dois diretores e cinco agentes socioeducativos da Escola João Luis Alves (EJLA), do Departamento de Ações Socioeducativas (Degase), na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, foram afastados do cargo. Eles são suspeitos de agredir e ameaçar, inclusive com armas, quatro adolescentes internos.

A decisão ocorreu após um pedido da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude Infracional da Capital à Justiça na última sexta-feira. Os diretores são Leonardo Guimarães da Rocha Souza e Hebert Patrick Faria Gomes. Já os agentes socioeducativos são Daniel Jesus de Souza Leal, Alessandro Fernandes Teixeira, Marcelo Nunes Martins Tavares, Gudemberg Gomes da Silva e Eduardo Luiz Vieira Neves.

De acordo com depoimentos dos adolescentes, eles foram agredidos no início de janeiro, com socos, chutes, pancadas na cabeça e jatos de gás de extintor de incêndio no rosto. Os jovens contaram que quatro agentes andam armados e realizam disparos sem motivos na escola. Eles disseram que há “um clima de intimidação” dentro da unidade.
Você pode gostar