Por gabriela.mattos

Rio - Foliões voltaram a ser vítimas de assalto nos blocos deste domingo. No tradicional Bloco da Preta, no Centro do Rio, dois homens foram presos e um adolescente de 14 anos, detido. Eles são suspeitos de roubar cordões e celulares durante o cortejo. Outras três pessoas conseguiram fugir.

O trio foi levado para a 5ª DP (Mem de Sá). De acordo com a Guarda Municipal, Júlio Cesar da Silva Santos, de 18 anos, já era procurado pela Vara da Infância e Juventude e Yago de Oliveira, 20 anos, tinha passagens por roubo e furto. Com o adolescente foram encontrados dois cordões de ouro. A guarda informou ainda que os três seriam linchados pelo público.

Já na Banda da Barra, um jovem de 17 anos foi detido por roubar um cordão de ouro de um homem de 50 anos, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo a Guarda Municipal, o suspeito estava sem documentos e escondeu a joia na boca. Ele foi levado para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde a ocorrência será registrada como análogo a furto.

Em relação ao trânsito, a guarda disse que 533 veículos foram multados por estacionamento irregular em diversos blocos, principalmente na Zona Oeste. Nos pontos da folia, 195 carros foram rebocados, sendo 88 no sábado e 107 neste domingo. Uma van que passava pela Praia de Botafogo com 24 pessoas foi parada e multada por excesso de passageiros. 

Roubos nos blocos de sábado

Em paralelo à festa nas ruas da cidade, foliões também foram vítimas de assaltos durante os blocos neste sábado. Uma mulher foi presa por roubar seis celulares no bloco Imaginô, Agora Amassa, no Leblon, Zona Sul do Rio, nesta manhã. De acordo com informações da Guarda Municipal, Maria Celeste da Silva, de 46 anos, foi levada para a 14ª DP (Leblon) junto com três vítimas.

Depois, uma outra pessoa que também teria sido furtada também foi para a delegacia. A Guarda informou ainda que a suspeita agia com uma outra mulher, que conseguiu fugir.

Já na Praia de Ipanema, na altura da Rua Teixeira de Melo, Zona Sul do Rio, dois homens foram detidos suspeitos de roubar um cordão de ouro e um celular de um turista de São Paulo. Jackson Costa, de 21 anos, e Pablo Roberto Pereira, de 20 anos, foram levados para a 14ª DP, onde foi detectado que eles já tinham uma passagem por roubo.

Eles também foram reconhecidos por duas turistas peruanas como suspeitos de terem roubado um cordão de ouro delas. A ocorrência está sendo registrada na Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT).

Em patrulhamento no Parque Madureira, os guardas apreenderam um adolescente de 15 anos, na tarde deste sábado, que teria agredido e tentado furtar o celular de um jovem de 19 anos. A guarda expicou que o suspeito estava acompanhado de outros dois que agiam nas proximidades da Nave do Conhecimento, mas eles fugiram com a chegada dos guardas.

Em outro momento, os guardas ouviram gritos de “pega ladrão” e viram um jovem fugindo de bicicleta quando um homem atirou em direção ao suspeito. Os agentes reforçaram que impediram que ele prosseguisse com os disparos e conseguiu deter e imobilizar Matheus Barbosa Soares, 19 anos, levando-o para a 29ª DP (Madureira). A vítima era um jovem de 23 anos, que teve o celular recuperado.

Você pode gostar