Por thiago.antunes

Rio - A Prefeitura de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, decretou ontem intervenção na Casa de Caridade Santa Rita, popularmente chamada de Santa Casa de Misericórdia. Mergulhada em grave crise, a instituição acumula, segundo representantes dos funcionários, dívidas superiores a R$ 15 milhões, entre trabalhistas, impostos e fornecedores.

A reportagem do DIA ligou, mas a direção do hospital — o único com UTI na cidade e com 90% dos atendimentos feitos pelo SUS —, informou que o administrador Valdir Adão não se encontrava, e que somente hoje, depois de recorrer na Justiça, comentaria o assunto. A Procuradoria Geral do município frisou que o decreto tem força de lei.

Em nota e nas redes sociais, o prefeito Mario Esteves (PRB), que assinou o decreto, garantiu que a medida foi tomada “em virtude da situação crítica” do hospital.

“Mesmo depois de um repasse de R$ 400 mil (da prefeitura), a administração não quitou salários atrasados de médicos e funcionários. Eles ameaçam pedido de demissão coletiva, caso nenhuma medida seja tomada. A intervenção possibilitará ao menos o pagamento de funcionários o mais breve possível”, justificou.

Na internet, parentes de doentes se desesperam. “Socorro! Meu marido está há cinco dias precisando UTI”, apelou Regina Moura.

Você pode gostar