Por thiago.antunes

Rio - A novela do Rio Imagem parecia ter chegado a uma solução temporária com a reaberutura parcial do Centro de Diagnóstico na manhã de ontem. Neste primeiro dia, os pacientes de tomografia e raios-X seriam atendidos.

Hoje, serviços de ressonância devem voltar a funcionar.Porém, a população continuou tendo problemas tanto para fazer exames quanto para receber resultados. De manhã, filas se formaram na porta da unidade.

O motoboy Jorge Luis Martins, de 40 anos, foi ao Rio Imagem tentar pegar o exame da tia, que tem Síndrome de Down. Ela tem muita dor, mas não sabe a causa: por isso, aguarda desde o dia 24 de janeiro o resultado de sua tomografia computadorizada. “Pediram para eu voltar aqui no final de março. Minha tia está precisando desse resultado com urgência”, disse Jorge.

O motoboy Jorge Martins não conseguiu pegar o exame de sua tiaMárcio Mercante / Agência O Dia

A dona de casa Genecilda Lemos, de 56 anos, acordou cedo para viajar de Casimiro de Abreu para o Rio para fazer uma tomografia, necessária para o tratamento de sua hérnia de disco. Porém, só ao chegar ao local ela descobriu que o procedimento, agendado com dois meses de antecedência, foi remarcado para daqui a um mês.

Como veio com um transporte da prefeitura de sua cidade, ela ainda teria que esperar mais três horas para voltar para casa. “Eu só tenho como vir se a prefeitura me trouxer. Se não tiver transporte, não posso fazer o exame”, contou.

O Rio Imagem ficou fechado durante duas semanas devido à falta de repasses. Na quarta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde assumiu emergencialmente o controle da unidade, antes administrada pela empresa Prol.

Segundo a pasta, “a retomada dos serviços será feita de forma gradual”, enquanto está em andamento um processo licitatório para a contratação de uma nova empresa para a gestão do centro. O telefone 2212-7400 está disponível para esclarecimento de dúvidas sobre entrega e agendamento de exames.

Reportagem da estagiária Alessandra Monnerat

Você pode gostar