Por gabriela.mattos

Rio - Um turista norte-americano foi esfaqueado durante o bloco Simpatia É Quase Amor, em Ipanema, Zona Sul do Rio, no último domingo. De acordo com informações do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), Harris Christopher Glidder foi abordado na altura do posto 10 e teve o celular roubado.

A vítima chegou a ser socorrida e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Posteriormente, Harris foi transferido Hospital Copa D’Or, do qual recebeu alta na manhã desta terça-feira.  A ocorrência foi registrada na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT). A polícia ainda está procurando os suspeitos de cometer o crime. 

Outras duas pessoas também foram vítimas da violência na passagem do bloco. Uma delas, identificada apenas como Gabriel, de 20 anos, sofreu uma perfuração no estômago, passou por cirurgia e está internada em estado grave na UTI do Hospital Copa D’or.

Segundo uma testemunha, após o desfile, quando as pessoas começavam a se dispersar, Gabriel e cinco amigos foram dar um mergulho e, ao saírem do mar, por volta das 20h, as vítimas foram abordadas por pelo menos sete bandidos, perto do posto 10. “Eles entregaram todos os pertences e estavam indo embora, mas um assaltante disse que não bastava roubar, ele queria esfaquear um dos meninos. O bandido correu em direção ao Gabriel e deu uma facada na barriga dele sem motivo. Depois, o assaltante foi embora caminhando no meio da multidão”, desabafou uma amiga da família.

Durante o desfile, guardas municipais apreenderam um adolescente, de 17 anos, que foi acusado pelos foliões de ter roubado o celular de uma turista italiana, usando uma faca. Um jovem, de 19 anos, tentou defender a turista e acabou com um corte na testa. Antes da chegada dos guardas, o adolescente infrator foi agredido por foliões.

Mais casos no fim de semana

No fim de semana, a Guarda Municipal registrou diversos assaltos durante os blocos. No tradicional Bloco da Preta, no Centro do Rio, dois homens foram presos e um adolescente de 14 anos, detido. Eles são suspeitos de roubar cordões e celulares durante o cortejo. Outras três pessoas conseguiram fugir.

O trio foi levado para a 5ª DP (Mem de Sá). De acordo com a Guarda Municipal, Júlio Cesar da Silva Santos, de 18 anos, já era procurado pela Vara da Infância e Juventude e Yago de Oliveira, 20 anos, tinha passagens por roubo e furto. Com o adolescente foram encontrados dois cordões de ouro. A guarda informou ainda que os três seriam linchados pelo público.

Já na Banda da Barra, um jovem de 17 anos foi detido por roubar um cordão de ouro de um homem de 50 anos, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo a Guarda Municipal, o suspeito estava sem documentos e escondeu a joia na boca. Ele foi levado para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde a ocorrência será registrada como análogo a furto.

Você pode gostar