Por adriano.araujo

Rio - Moradores de favelas do Complexo da Maré, na Zona Norte, amanheceram sob o barulho do intenso tiroteio, desde o início da manhã desta quinta-feira. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Ação com Cães (BAC), além de helicópteros, fazem operação na comunidade. Dois PMs foram baleados durante uma troca de tiros e outras três pessoas, ainda não identificadas, foram vítimas de disparos na região.

De acordo com a corporação, um deles foi atingido na perna e o outro no abdômen, mas o disparo não teve muito impacto por conta do colete que o policial usava. Eles foram levados para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. A PM informou que os outros três baleados foram socorridos por moradores da Maré estão no Hospital Federal de Bonsucesso. O estado de saúde deles é estável.

Uma mulher, identificada apenas como Galega, foi baleada dentro da sua pensão na Favela Nova Holanda, segundo moradores à página no Facebook do Maré Vive. Em uma postagem na mesma rede social, o filho da baleada disse que ela passou por cirurgia e passa bem. "Já a beijei e se tudo der certo ela vai hoje mesmo para casa", escreveu. A PM ainda não tem informações sobre as circunstâncias em que ela foi baleada. 

Houve relatos de um forte tiroteio, escutado nas favelas do Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda e Baixa do Sapateiro, com o caveirão atravessando vielas das localidades. Nas vilas do Pinheiro e do João também foram ouvidos tiros.

Escolas sem aula

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, 6.536 alunos foram afetados pelo não funcionamento de unidades na Maré. Segundo a pasta, 12 escolas, duas creches e seis Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), todas com turno integral, estão sem atendimento.

Você pode gostar