Por rafael.nascimento

Rio - O motorista do carro alegórico da Paraíso do Tuiuti que perdeu o controle e atropelou 20 pessoas — sendo três em estado grave —, na noite deste domingo, chegou a 6ª DP (Cidade Nova), por volta das 14h, para prestar depoimento. Após o incidente, o homem fugiu da Sapucaí. Ao chegar na delegacia acompanhado de familiares (com a esposa e um casal de filhos), o motorista que não quis se identificar, disse que só iria falar com os jornalistas no final do depoimento.

Na 6ª DP%2C no Centro do Rio%2C onde prestou depoimento%2C o motorista Francisco de Assis Lopes (com corte na testa)Estefan Radovicz / Agência O Dia

O acidente aconteceu com o sexto carro alegórico da Paraíso do Tuitu, na entrada do setor 1. A alegoria derrapou e bateu no muro do trecho da Avenida e imprensou as vítimas. Duas ambulâncias foram acionadas para entrar na Marquês de Sapucaí.Entre as vítimas, estão os repórteres fotográficos de O DIA, Severino Silva e Ana Claudia Fernandes. Silva foi atendido e liberado ainda na Sapucaí e Ana Claudia, conhecida como Cacau Fernandes, teve alta do Souza Aguiar nesta segunda-feira.

Três mulheres atingidas pelo carro alegórico da Paraíso do Tuiuti, durante o primeiro dia de desfile do Grupo Especial, seguem internadas na manhã desta segunda-feira. Uma delas está em estado grave e respira por aparelhos.

O diretor de Carnaval da Tuiuti, Leandro Azevedo, visitou na tarde desta segunda-feira as três pacientes que se encontram no Hospital Municipal Souza Aguiar e Miguel Couto, onde transmitiu o compromisso de a escola de arcar com os custos da recuperação no pós-operatório e da fisioterapia, informou a assessoria de imprensa da agremiação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria de Lurdes Maura Ferreira, 58 anos, e Elisabeth Ferreira Jofre, 55 anos, estão no Hospital Souza Aguiar, no Centro, e Lucia Regina de Mello Freitas, 56 anos, no Miguel Couto, na Gávea. Maria de Lurdes está em estado grave e respira por aparelhos. Elas passaram por cirurgia, segundo a SMS.

A base do carro alegórico quebrou em três lugares diferentes, duas na parte da frente e o veículo desacoplou. A Polícia Civil fez uma perícia na alegoria no setor da dispersão e fará novo exame nesta segunda-feira. Em nota, a diretoria da agremiação lamentou o ocorrido. "A diretoria da escola manifesta o seu pesar e prontifica-se a prestar esclarecimentos assim que todas as causas do acidente forem apuradas. Esclarecemos que ofereceremos toda a assistência necessária ás vítimas deste irreparável episódio. Informamos que a alegoria envolvida no acidente será ''periciada'' pela Polícia Civil."

Acidente com carro deixou feridos na TuiutiCacau Fernandes / Agência O Dia

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) também se manifestou sobre o acidente. "A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) lamenta profundamente o acidente ocorrido no início da noite deste domingo, durante o desfile da Paraíso do Tuiutí. A Liga se solidariza com as vítimas e seus familiares e informa que todas foram prontamente socorridas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, tendo sido algumas transferidas para hospitais da região".

Mario Gama Lima, subsecretário de atenção hospitalar de urgência e emergência comentou o acidente. "As três pessoas que foram pro Souza Aguiar estavam em estado grave, mas não houve nenhuma vítima fatal. Acredito que o nosso atendimento foi ágil e essas pessoas devem ser operadas o mais rápido possível", disse.

Com o incidente, o Paraíso do Tuitui deve perder pontos no quesito Evolução. 

Estado de saúde das vítimas

Três mulheres — das 20 vítimas — atingidas pelo carro alegórico da Paraíso do Tuiuti, seguem internadas nesta segunda-feira. Uma delas está em estado grave e respira por aparelhos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria de Lurdes Maura Ferreira, 58 anos, e Elisabeth Ferreira Jofre, 55 anos, estão no Hospital Souza Aguiar, no Centro, e Lucia Regina de Mello Freitas, 56 anos, no Miguel Couto, na Gávea. Maria de Lurdes está em estado grave e respira por aparelhos. Elas passaram por cirurgia, segundo a SMS.

Perícia continua hoje

O delegado William Lourenço Bezerra disse que a perícia para apurar os responsáveis pelo acidente com um carro alegórico da Tuiuti, no Grupo Especial do Rio, continua nesta segunda-feira. Segundo ele, ainda é prematuro falar sobre quem são os responsáveis. Oito pessoas foram feridas.

Carro alegórico passou por perícia na manhã desta terça Estefan Radovicz / Agência O Dia

"De manhã vamos complementar o trabalho, ouvir as pessoas e identificar o motorista. Ele não opera o carro sozinho, há pessoas que o guiam de um lado para o outro. Então vamos ter cautela", afirmou a jornalistas.

Segundo ele, a perícia vai entrar no carro alegórico, olhar a parte debaixo dele". O veículo segue apreendido.

Você pode gostar