Por thiago.antunes

Rio - Uma comissão formada por juristas e pelo babalorixá Alabiy D’Oxalá e pelo babalaô Ivanir dos Santos se reuniu anteontem no Supremo Tribunal Federal com Marco Aurélio Mello. O ministro é relator da ação que definirá se religiões de matriz africana poderão manter o sacrifício de animais em seus rituais. A questão atinge praticantes do Candomblé e de setores da Umbanda.

Ivanir dos Santos alerta para o risco da proibição: “Se aprovarem o fim do abate religioso, vão jogar o Candomblé e a Umbanda no limbo, na clandestinidade. Vai aumentar ainda mais a intolerância religiosa”. O caso chegou ao STF por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que é contra a prática.

Romaria

Ainda neste mês, a comissão pretende voltar a Brasília para se encontrar com outros ministros. Cabe à presidente da corte, Cármen Lúcia, definir uma data para que a ação seja julgada pelo plenário.

Lugar da mulher

Após as contestadas declarações do presidente Michel Temer no Dia Internacional da Mulher, a rede carioca de supermercados Prezunic mostra um balanço interessante. As mulheres são responsáveis por 33% dos cargos de liderança da empresa, acima da média global de 24%. São diretoras, gerentes, coordenadoras... Gente que faz muito mais do que analisar preços no mercado e cuidar de casa. No grupo Ceconsud, ao qual o Prezunic pertence, as mulheres respondem por 52% dos empregos.

Vão reatar?

Há um namoro entre a deputada estadual Martha Rocha (PDT) e o PSD, seu antigo partido.

Romperam

Marcelo Crivella demitiu o marqueteiro Marcelo Vitorino, responsável pela campanha vitoriosa do então candidato à prefeitura no segundo turno. Vitorino, que atualmente cuidava das redes sociais de Crivella, era visto como arrogante e centralizador por antigos aliados do prefeito.

Empreendedorismo

O governador Pezão e o secretário de Educação, Wagner Victer, vão assinar, quinta-feira, convênio com o Sebrae. É para a implementação de Escolas Profissionalizantes de Empreendedorismo. Nas 37 unidades, o Sebrae treinará professores e fará oficinas sobre como empreender.

Gasto aumentou

Pezão aprovou ontem o reajuste do piso salarial. Com isso, o gasto da Assembleia Legislativa com auxílio-educação saltou de R$ 1,795 milhão por mês para R$ 1,938 milhão. O benefício, para filhos de comissionados, é estabelecido com base no piso.

Você pode gostar