Por lucas.cardoso

Rio -  Técnicos da Vigilância Sanitária municipal sairam às ruas, na manhã deste sábado, para coletar amostras de carnes e derivados nos grandes supermercados do município do Rio. De acordo com o órgão, o objetivo é verificar as condições dos produtos comercializados, após deflagração de operação da Polícia Federal, que investiga adulteração e venda de carne estragada.

Em uma das ações, fiscais estiveram em um mercado em Botafogo, e levaram cerca de 12 kg de carne para análise. As operações seguem na Zona Sul do Rio.

Fiscais recolheram pelo menos 10 kg de carne em mercado de BotafogoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Serão recolhidas amostras de carne embalada a vácuo, lingüiça calabresa e empanados de frango (nuggets), que serão encaminhadas ao Laboratório de Controle de Produtos do órgão, que vai fazer análises microbiológica (verificar contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor).

Fiscais fizeram ação neste sábadoEstefan Radovicz / Agência O Dia


Após as análises, os produtos com amostras insatisfatórias terão os lotes descartados. O mesmo vai acontecer com os alimentos que apresentarem validade vencida e com temperatura inadequada, quando os técnicos estiverem no estabelecimento. 

Você pode gostar