Por thiago.antunes

Rio - Conta-se a história que Dona Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, costumava se tratar de um problema de pele nas águas ferruginosas que brotavam de uma fonte no Cosme Velho. Junto dela sempre estavam Dona Maria, ‘A Louca’, e seu séquito de damas. Foi daí, aliás, que teria surgido a expressão ‘Maria vai com as outras’.

A pedido da rainha-mãe, no local foi construído um monumento no Século 19, tombado em 1938 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Desde 1998 a Bica da Rainha, como ficou conhecida, foi ‘adotada’ pelo Centro Educacional Miraflores, que hoje ensina a seus alunos não apenas a importância de preservar um patrimônio histórico, mas também os recursos hídricos. Uma verdadeira lição de cidadania e sustentabilidade.

Água transposta do Paraíba do Sul ajuda a compor o Manancial de Guandu%2C que abastece 85% do Rio e Região MetropolitanaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Neste Dia Mundial da Água, pequenas inicativas como esta são verdadeiros oásis em meio ao discurso quase apocalíptico de que o planeta ruma para a destruição de seu maior tesouro: a água limpa e potável. Nas últimas décadas, alerta relatório da Unesco, o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população e a estimativa é que a demanda cresça 55% até 2050. Se continuarmos esbanjando, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%.

Mas por que isso ocorre? Um estudo da The Nature Conservancy (TNC), a maior organização ambiental do mundo, mostrou que a erosão de rios e nascentes é um dos principais fatores de risco ao abastecimento de mais de 4 mil grandes e médias cidades. Em 80% delas é possível reduzir a presença de sedimentos e nutrientes nas fontes de água se as florestas ao redor delas foram protegidas.

É o que está sendo feito no projeto Produtores de Água e Floresta na Bacia do Guandu, que promove a proteção de áreas de mananciais no Estado do Rio. Ali, a TNC se junta a outras ONGs, governos, produtores rurais, comitê de bacia e até empresas, como a Cedae e a Ambev — esta última tem a água como responsável por 90% de seu principal produto, a cerveja.

No Colégio Miraflores%2C em Laranjeiras%2C crianças recebem uma ‘aula’ de sustentabilidade na Bica da Rainha%2C tombada como Patrimônio Histórico em 1938Divulgação

Uma ação que levou o projeto a se destacar globalmente foi o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), recompensa produtores rurais por as fontes dentro de suas propriedades . “O carioca tem água em sua torneira graças, em parte, às florestas e nascentes dessa região, que os produtores locais ajudam a manter. Saber disso já é um grande passo”, afirma Hendrik Mansur, especialista em Conservação da TNC. 

Um verdadeiro elixir para a saúde

Dona Carlota Joaquina tinha razão. Não são poucos os benefícios da água para a saúde. Problemas como pele seca, cabelos fracos, inchaço, hipertensão, cálculo renal e até estrias, rugas e celulite podem ser evitados ou mesmo combatidos com sua ingestão abundante. A água também é apontada como aliada de quem deseja emagrecer, por induzir à sensação de saciedade.

“Compondo mais de 60% de nossos corpos, a água participa de praticamente todas as funções, auxiliando, ainda, na eliminação de toxinas e filtração renal”, afirma a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi.

O organismo humano precisa de cerca de 1 litro a cada 35 quilos, variando de acordo com o clima do dia e a idade da pessoa. A falta de água pode causar desidratação, fadiga, cansaço, intestino irregular, câimbras, pressão irregular e outros problemas.

Agenda


- Ação na Central

Das 15h às 17h, Cedae e SuperVia vão distribuir 5 mil mudas de ipês, nativos da Mata Atlântica, junto com folhetos informativos.

- Debate sobre a Cedae

Às 18h, no Clube de Engenharia, acontece o debate 'Alternativas para o Saneamento X Privatização da Cedae', promovido também pelo Movimento Baía Viva e Secretaria Estadual do Ambiente.

Você pode gostar