Por thiago.antunes

Rio - Ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jonas Lopes cultivou em 2016, seu último ano no comando do TCE, um hábito que constrangia quem entrava em seu gabinete. Não importava o cargo. Prefeitos, deputados, secretários, vereadores: todos eram obrigados a deixar os celulares numa caixa preta na antessala.

Quando algum desavisado ignorava o recipiente com os dizeres “deposite aqui o seu celular”, cabia à secretária de Lopes reforçar o ‘pedido’. Tanto sigilo agora se mostra justificado.

Caixa preta 2

Hoje, políticos do estado se preocupam com outra caixa preta de Lopes: a delação premiada que promete entregar a cabeça de prefeitos, ex-prefeitos, deputados, ex-deputados e conselheiros do TCE. No sábado, a jornalista Adriana Cruz, do DIA, revelou que Lopes recebeu autorização da Justiça para deixar o país por 40 dias — inclusive, já está no exterior.

Lei Kandir

O deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) prepara emenda ao projeto de lei que definirá regras para estados que participem do acordo de recuperação financeira com a União. Quer tirar o trecho que obriga que os estados abram mão de recursos provenientes de compensações da Lei Kandir. “Estou alinhando com deputados do Rio, de Minas, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul”, diz.

Lei Kandir 2

Presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB) abordará hoje a questão com o presidente Michel Temer. A coluna mostrou, quinta, que Picciani articula um movimento nacional a favor das compensações da Lei Kandir. O Rio teria cerca de R$ 49 bilhões a receber.

CPI da Uerj

Gustavo Tutuca (PMDB) colhe hoje assinaturas para abrir CPI, na Alerj, para investigar supostas irregularidades nos gastos da Uerj.

Devassa na prefeitura

Sobre a devassa que o Tribunal de Contas do Município faz na prefeitura, revelada aqui, sexta, um conhecedor do caso avalia. Diz que, quando os empenhos sumiram, no fim da gestão Paes, culpou-se o então presidente da Empresa Municipal de Informática, Fabio de Carvalho. Só que, após ser exonerado 1º de janeiro, ele foi reconduzido ao cargo por Crivella.

Réus

Acusado pelo Ministério Público de integrar a Máfia dos Sanguessugas, que desviou dinheiro da Saúde, o prefeito de Japeri, Carlos Moraes (PP), nomeou Evandro da Silva Soares, também réu no processo, para ser seu secretário de Fazenda. Contactada há uma semana, a prefeitura não quis se pronunciar.

Você pode gostar