Por adriano.araujo

Rio - A Confederação das Carreiras Típicas de Estado (Conacate) pretende apresentar ação civil pública ao Superior Tribunal de Justiça para evitar que os cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio, presos na Operação Quinto do Ouro, reassumam os cargos caso deixem as grades de Bangu. À Coluna, o presidente da entidade, Antônio Carlos Fernandes Lima Júnior, adianta que “a ação está sendo ‘ultimada’”.

Força-tarefa
Outras entidades vão apoiar a Conacate para tentar impedir que os conselheiros retornem às suas cadeiras depois de terem sido presos.

Vem mais
Pelo menos dois conselheiros indicaram para seus advogados que podem fazer delação premiada, mas exigem a soltura imediata e a garantia de que não voltam às celas.

Quem diria
Em resposta às ameaças veladas do Palácio do Planalto de destituição da liderança do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) intensificou o corpo a corpo na bancada para evitar o isolamento. Conta hoje com o apoio declarado de apenas oito dos 21 senadores peemedebistas.

Rei posto
Antes chamado de “golpista”, Renan tem sido atencioso com senadores da oposição, que aproveitam o ‘momento DR’ do PMDB com o Palácio para engrossar o coro contra a Reforma da Previdência e outras propostas do governo de Michel Temer.

Pedro II
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-RJ), filho de Jair, recolhe assinaturas para abertura de uma CPI do Colégio Pedro II, diante dos embates sobre a polêmica questão da ideologia de gênero e o clima político entre os discentes e docentes.

Saúde, ministro
Sabem aquela palestra em Natal com cachê de R$ 28 mil a ministro substituto do TCU, André Carvalho, no evento do Cofen — sempre alvo do Tribunal? O ministro não deve ir, segundo a organização, por motivos de saúde. A despeito da plateia de enfermeiros.

Coluna de Leandro Mazzini

Você pode gostar