Por nadedja.calado

Rio - Uma manifestação de moradores da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, interditou parcialmente o trânsito na Linha Amarela, no trecho da favela, na noite desta sexta-feira. Segundo informações da Polícia Militar, o protesto começou após uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) na comunidade. A ação terminou com um morto.

Protesto fechou trecho da Linha Amarela na altura da Cidade de DeusReprodução

No entanto, o delegado Rodrigo Oliveira, da Core, negou que tenha qualquer ocorrido incidente durante a incursão dos policiais na Cidade de Deus, na manhã desta sexta. Em nota, a Polícia Civil informou que a Core fez um trabalho de observação, checagem e mapeamento, sem troca de tiros ou confrontos com suspeitos na comunidade. A Delegacia de Homicídios (DH) removeu o corpo, ainda não identificado, para perícia.

De acordo com testemunhas, o homem seria um traficante da região, conhecido apenas como Jacaré. No entanto, os moradores da comunidade afirmam que ele não tem ligação com o tráfico. PMs do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Batalhão de Choque (BPChq) foram acionados para acompanhar o ato. Ainda não há informações sobre presos ou feridos.

Moradores da favela que ocuparam a Linha Amarela usaram caçambas de lixo para impedir a passagem dos carros. Passageiros de ônibus e ocupantes de automóveis relataram os momentos de terror na Internet. Alguns pediam para parentes não saírem de casa.

“Tiros agora na Linha Amarela. Tudo bloqueado. Motoristas agachados entre os carros”, publicou uma internauta. “Tudo parado. Estou no trânsito mais de 40 minutos”, afirmou outro. 

Segundo o Centro de Operações do Rio (COR), o município está em Estágio de Atenção devido ao fechamento total do acesso da Avenida Ayrton Senna para a Linha Amarela no sentido Fundão. No sentido Barra, o tráfego de veículos ficou permitido até a saída 1A, onde o trânsito foi desviado para a Avenida Geremário Dantas.  Por volta das 20h20, o trânsito foi liberado em ambos os sentidos.

O fechamento na via expressa causou congestionamentos na Linha Vermelha, na Avenida Brasil para o acesso à Linha Amarela; em todas as principais vias da Barra da Tijuca e na Autoestrada Lagoa-Barra.

O COR pediu que os motoristas procurem caminhos alternativos - para sair ou chegar na Barra e em Jacarepaguá, é preciso ir pela Estrada Grajaú-Jacarepaguá ou pelo Alto da Boa Vista. Também é possível usar o Metrô e o ônibus do BRT, que estão funcionando normalmente. 

Você pode gostar