Por thiago.antunes

Rio - O que é ‘Devachan’? (pronuncia-se devacan ou devatchan) - É um termo sânscrito para o que conhecemos superficialmente como ‘céu’. Só que não é uma condição permanente. Quando desencarnamos passamos por estados mais sutis da existência.

O plano espiritual seguinte é chamado em algumas filosofias de Plano Astral. Para lá carregamos todos os nossos desejos, apegos, emoções e sentimentos, dos mais nobres aos mais grosseiros. Se este plano físico é o lugar da geração de causas e manifestação dos efeitos, o plano astral é o ‘lugar’ das colheitas.

Só que não pára por aí. Assim como o corpo físico morre, o corpo emocional também morre, deixando atrás de si todas aquelas vibrações mais densas, que não serão úteis para acompanhar o viajante ao plano superior, chamado de Devachan. Aí, segundo as Escrituras hindus, iremos viver toda a felicidade que tivermos sido capazes de gerar enquanto ‘vivos’.

Imagine sua maior e mais pura alegria sendo sentida o tempo todo e com intensidade multiplicada! Este é o repouso que a Natureza Divina proporciona ao ‘guerreiro’ e à ‘guerreira’, já que a vida terrena não deixa de ser uma luta permanente.

Cito um trecho da explicação de um Mestre, publicado na obra Cartas dos Mahatmas, volume I:

“Sim, há muita diversidade nos estados do Devachan. É um paraíso feito de ideias, produzido em cada caso pelo próprio Ego, e preenchido por ele com o cenário povoado pelas pessoas que ele esperaria encontrar nessa esfera de bem-aventurança compensatória.” Mas depois desse descanso merecido, chega a hora de um novo renascimento. 

O Mestre adverte:

- “Lembre-se: ‘o ser velho’ é o progenitor – pai e mãe ao mesmo tempo – do ‘novo ser’.”
Sabendo disso, e acreditando, podemos nos preparar agora para nossas colheitas futuras. Se for um sonho, pelo menos é um sonho que nos incentiva a ser melhores, aqui e agora.

Vamos!

Fernando Mansur é Radialista. Escritor. Professor. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Minas Gerais (Ponte Nova). Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ.

Você pode gostar