Por lucas.cardoso

Rio - Um princípio de incêndio no Theatro Municipal, na Cinelândia, manhã de sábado, chamou atenção de quem passava pelo local. Segundo o vice-presidente do Theatro, Ciro Pereira, vigilantes sentiram um forte cheiro de queimado e fumaça e chamaram o Corpo de Bombeiros.

Para acessar a área afetada, os militares precisaram quebrar um vitrô. O sistema anti-incêndio – com springlers – minimizou o dano. “Agora estamos esperando a vistoria mais detalhada para saber se vamos ou não ter condições de continuar com a temporada, que estreia na segunda-feira, às 17h, a ópera 'Norma', que é um presente para os trabalhadores no Dia do Trabalho, a preços populares”, conta Pereira, que se assustou quando viu 11 bombinhas encontradas no banheiro do prédio. “Não podemos descartar que alguma delas pode ter sido detonada. Mas é muito estranho ter bombas ali”, completa.

Quem circulava pela Cinelândia se assustou com a fumaça que saia do localGabriel Sobreira / Agência O DIA

A confusão que levou uma onda de pânico, violência e vandalismo na própria Cinelândia, na noite de sexta-feira, é apontada pelo administrador como a principal hipótese para o princípio de incêndio de ontem. “Fiquei muito preocupado. Estava aqui e depois fui para a Secretaria de Cultura e fiquei conversando com as pessoas que ficaram aqui. Aqui virou uma praça de guerra. Passei na Lapa e tem cinco ou seis ônibus queimados, quebraram um vidro grande da Sala Cecilia Meireles. É um teatro que passou por uma reforma. O projeto é de 1905 e foi inaugurado em 14 de julho de 1909. É um menino de 110 anos. Espero que não tenha maiores danos e que a gente continue com a nossa temporada normalmente”, torce.

A área afetada é onde ficam os elevadores sociais que levam para a galeria, balcão nobre, simples e camarote. “Provavelmente esses elevadores não tenham condição de funcionar, mas o resto, aparentemente está normal, graças a Deus”, comemora o vice-presidente.

Você pode gostar