Por nadedja.calado
Retomada das obras do BRT Transbrasil causa complicações no trânsito da Avenida BrasilSeverino Silva / Agência O Dia

Rio - A partir das 7h deste domingo, um novo trecho da Avenida Brasil foi interditado para as obras da Transbrasil. O novo bloqueio está na altura da Penha, Zona Norte do Rio, e se soma ao trecho que já estava interditado desde o último dia 15, na altura de Ramos. O fechamento já totaliza quatro quilômetros de extensão. 

As obras estão ocupando todas as quatro faixas da pista central no sentido Zona Oeste, entre as passarelas 14 e 17, indo de Ramos até Cordovil. Segundo o Centro de Operações, em média 155 mil veículos circulam nessa altura diariamente nos dois sentidos. 

Segundo a CET-Rio, são esperados reflexos nas rodovias Washington Luiz (BR-040) e Presidente Dutra (BR-116). No horário de pico da manhã, o engarrafamento na W. Luiz deve chegar até a altura de Duque de Caxias. Na Brasil, o congestionamento é esperado a partir de Irajá, afetando o acesso à via a partir da Dutra. 

No trecho da obra, a pista central sentido Centro continuará operando em mão-dupla, com duas faixas em cada sentido. Caminhões e carretas não podem usar essas pistas. As pistas laterais seguem com funcionamento normal em ambos os sentidos.

Rotas alternativas

No sentido Centro, quem quiser evitar a Brasil poderá seguir pela Linha Vermelha, a Av. Pastor Martin Luther King ou a rua Leopoldo Bulhões. No sentido Zona Oeste, as rotas indicadas são pela Linha Vermelha e as avenidas principais de Bonsucesso, Olaria e Penha. As rotas próximas às saídas da Linha Amarela também são alternativas. 

A Prefeitura recomenda que a população dê preferência aos transportes públicos. A SuperVia e o MetrôRio estarão atuando com esquemas especiais para atender à demanda. 

Você pode gostar