Por gabriela.mattos

Rio - Investigações da 21ºDP (Bonsucesso) apontam que traficantes da favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, têm utilizado barcos de pescadores para fuga durante operações policiais. Além disso, os barcos também seriam usados para distribuir drogas para a Região Metropolitana, pela Baía de Guanabara. “O tráfico ocorre perto da Ponte Rio-Niterói”, contou um investigador.

Desde que a delegacia soube da nova tática, a revista em barcos já se tornou rotina por parte de policiais militares, conforme fotos obtidas pela reportagem.

Policiais Militares revistam barcos de pescadores perto da favela Nova Holanda durante operação Divulgação

De acordo com Wellington Oliveira, titular da delegacia de Bonsucesso, a Nova Holanda agora é o novo “quartel-general do Comando Vermelho”. É na favela que toneladas de cocaína e maconha são endoladas para distribuição em outras comunidades. Na quinta-feira, uma tonelada de maconha foi apreendida em casas da comunidade. “Grandes quantidades de drogas são distribuídas de lá para outras favelas. Prendemos nove traficantes em Macaé, que recebiam as drogas direto de lá, no dia 14”, revelou o delegado.

Dois matutos (pessoas que são responsáveis pela negociação das drogas no exterior) da Nova Holanda foram identificados. Um terceiro, que seria o responsável pela remessa de maconha, teve somente o seu apelido determinado: Baixinho.

Tráfico da Maré faz ponto de distribuição de drogas na BaíaArte O Dia

“Os principais matutos de cocaína são o Marcelo Piloto (Marcelo Veiga) e o Naldo (Iranildo Silva). Eles negociam do Paraguai e Colômbia as remessas. Já o responsável pela maconha é um paraguaio, de apelido Baixinho”, disse um investigador.
Segundo depoimentos, Baixinho reside em Salto del Guairá, no Paraguai, e negocia toneladas de maconha enviadas para a Maré, além de fornecer informações sobre as safras disponíveis.

Marcelo Piloto é homem de confiança do traficante Fernandinho Beira-Mar, tendo recebido todos os contatos de fornecedores de Marcelinho Niterói, morto por agentes da Polícia Federal na Maré, em 2011. O Disque-Denúncia oferece R$ 10 mil por informações a seu respeito.

“Além das drogas, a Nova Holanda aluga armas para outras favelas da facção. Acreditamos que eles possuem cerca de 100 fuzis”, declarou Oliveira. Na quarta-feira, uma médica foi baleada ao entrar na favela. Depoimento obtido pelo DIA mostra que a ordem para atirar partiu do chefe do tráfico local, Rodrigo Caetano, conhecido como Motoboy.

Você pode gostar