Por thiago.antunes

Rio - Ganha força nos corredores da Assembleia Legislativa e do Palácio Guanabara a teoria de que a Cedae não precisará mais ser vendida para servir como garantia aos empréstimos que o estado obterá junto ao governo federal.

Fontes afirmam que a valorização da Cedae em cerca de R$ 2 bilhões, após decisão do Supremo Tribunal Federal, fez com que a privatização não seja favas contadas. Como a empresa não terá mais que pagar Imposto de Renda, o que representa economia de R$ 500 milhões por ano, poderia usar o lucro como garantia.

Comenta-se que poderá haver privatização apenas em alguns setores, como o de esgoto na Baixada.

Janela de oportunidade

Fontes afirmam que o governo federal estaria inclinado a aceitar a alternativa, já que o estado tem conseguido aprovar as medidas de austeridade exigidas pela União.

Governador

Procurado pela coluna, Luiz Fernando Pezão (PMDB) disse desconhecer a teoria.

Segurança Pública

O deputado Paulo Ramos (Psol) vai promover audiência pública para discutir a convocação de cerca de 4 mil aprovados no concurso público de 2014 para ingresso na Polícia Militar e que ainda não foram chamados. O encontro será quinta-feira.

TCE

Delator e participante do esquema de corrupção no Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro afastado Jonas Lopes tem ido normalmente a seu escritório pessoal no Centro.

Aliás

Comenta-se que os conselheiros afastados Domingos Brazão e José Gomes Graciosa esperam retomar seus assentos no TCE em breve, por meio de recurso. Ambos acreditam que isso possa ocorrer ainda nesta semana.

IPTU

O projeto de lei que aumenta o IPTU deve chegar esta semana à Câmara Municipal. A prefeitura quer aprová-lo antes do recesso — quanto mais distante da eleição do ano que vem, mais fácil será de convencer vereadores. O problema é que, pelos cálculos do governo, a votação ainda está pra lá de apertada.

Troca de vassoura

Presidente da Comlurb, Gustavo Puppi balança no cargo. A pressão em cima do prefeito Marcelo Crivella (PRB) é grande, por parte de alguns vereadores, para que seja substituído.

Psol em 2018

O que se diz hoje no Psol é que Tarcísio Motta disputará o governo estadual e Marcelo Freixo concorrerá à deputado federal.

Você pode gostar