Por thiago.antunes

Rio - Paralelamente ao regime de recuperação fiscal e ao reforço na Segurança Pública, o governo federal fará investimentos na área social no Estado do Rio. Em reunião com a equipe do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), o ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário) revelou que o valor, ainda não definido, deve girar em torno de R$ 250 milhões.

A verba será destinada às secretarias de Saúde, Educação, Esporte, Direitos Humanos e Ciência e Tecnologia. Os governos federal e estadual alinham os últimos detalhes e devem fazer o anúncio oficial ainda esta semana.

Segue

O consenso é que “só aumentar a quantidade de policial nas ruas não resolverá”. A União precisa apoiar avanço emergencial na área social, como em cursos profissionalizantes e projetos de incentivo ao esporte.

Temer carinhoso

É nítido como, após a delação da JBS, o governo federal passou a olhar com mais carinho para o Rio. Michel Temer sabe que a melhora de sua popularidade e a estabilidade política passam por estados formadores de opinião, como Rio e São Paulo.

A Grécia é aqui

O deputado federal Arthur Maia (PPS-BA) usou um argumento pouco lisonjeiro ao Rio para defender a Reforma da Previdência, texto do qual é relator na Câmara. Disse ontem, no grupo de parlamentares no WhatsApp, que, se a medida não for aprovada, o Brasil vai se transformar em “um imenso Rio de Janeiro ou Grécia”.

Fiel da balança

Marcelo Crivella trabalha para convencer a vereadora Rosa Fernandes (PMDB) a votar a favor do aumento do IPTU. Se a governista não topar, incentivará outros parlamentares, com menos influência na prefeitura, a fazer o mesmo.

Tietado na Câmara

Responsável por mandar Sérgio Cabral para a cadeia, o juiz federal Marcelo Bretas foi homenageado ontem na Câmara Municipal. Ao cumprimentá-lo, Otoni de Paula (PSC), que propôs a honraria, contou que “nem vereadores do PMDB apresentaram resistência à homenagem”. Bretas respondeu que é indiferente à questão partidária. E que o problema não está na política, mas em “pessoas que ocupam funções”. Quando ele posava para fotos, um fotógrafo da Casa incentivou: “Pode sorrir, Marcelo”. Não adiantou muito.

Prefeito na Holanda

Crivella viajou ontem para a Holanda. Participará do ‘Velo-City’, o evento de mobilidade urbana mais importante do mundo no que diz respeito ao uso de bicicletas. Ano que vem, o Rio sediará a conferência.

Você pode gostar