Por thiago.antunes

Rio - O Sesc RJ vai ter uma programação especial de ações voltadas ao meio ambiente neste mês em 12 unidades do estado. Inspirada no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a iniciativa faz parte do programa de educação ambiental ‘Sesc + Verde’, que tem como objetivo a contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável em meio aos problemas enfrentados nos tempos atuais. Só no ano passado, o ‘Sesc + Verde’ atendeu 5 mil pessoas.

Cursos%2C exposições%2C oficinas e debates integram iniciativa no estadoDivulgação

Entre as atrações, destaque para cursos, exposições, oficinas, debates, cultivo de plantas e de horta urbana, vivências teatrais com foco em ecologia e sustentabilidade. Na capital, as ações ocorrerão na Tijuca, Ramos, Madureira e Engenho de Dentro. Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói, Campos, Nova Friburgo e Barra Mansa também terão atividades nas suas unidades. A programação é gratuita.

Atividade interativa

A unidade da Tijuca está com a exposição ‘Água, um mergulho consciente’, atividade interativa para sensibilização do público sobre a conservação dos recursos hídricos. O espaço está aberto até 30 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h.

Em Ramos, há uma exposição sobre agroecologia, das 15h às 19h. A mostra exibe produtos provenientes de atividades agroecológicas dos produtores da área de abrangência do Sesc Ramos, priorizando a agricultura familiar e a produção orgânica de alimentos.

Resíduos sólidos

No mesmo local, também há oficina de mosaicos sustentáveis, onde são passadas técnicas sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos. A próxima oficina ocorrerá amanhã, das 14h às 18h. O espaço também sedia uma oficina sobre hortas em espaços públicos.

Em Nova Iguaçu, ocorrerá uma oficina de cultivo de bromélias. Campos traz a exposição ‘Mata Atlântica: uma floresta sufocada’, que aborda a dinâmica sofrida pela intervenção do homem, pelas lentes do fotógrafo Érico Hiller. Para mais informações é só acessar www.sescrio.org.br ou ligar para a unidade de interesse.

Boas práticas

Pesquisa feita pela Fecomércio RJ/Ipsos aponta que o brasileiro tem buscado manter boas práticas em relação ao meio ambiente. Nove em cada dez brasileiros apagam as luzes ao sair de um recinto e fecham a torneira ao escovar os dentes. Além disso, 63% buscam adquirir eletrodomésticos que funcionem com menor consumo de energia e 53% procuram utilizar o transporte público ou bicicleta ao invés de carro (53%). 

Você pode gostar