Por karilayn.areias

Rio - Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se encontra em posição privilegiada. Seja qual for o destino do presidente Michel Temer (PMDB), Maia lucrará com o desfecho. Caso a sangria do governo estanque, será cacifado como o fiel escudeiro de Temer que conseguiu ajudá-lo a superar a turbulência. 

Já se Temer deixar a Presidência, Maia se tornará a figura mais poderosa do país. Pela Constituição Federal, caberá a ele conduzir uma eleição indireta para escolher o sucessor do peemedebista. Eleição na qual o próprio Maia, diga-se de passagem, seria forte candidato à vitória.

Em várias frentes

Maia tem comparecido a dezenas de reuniões diárias com lideranças de partidos de centro e centro-direita — e divulga isso. Mas também tem conversado muito com partidos de esquerda e com a oposição a Temer, como PT, PDT e Psol. Nesses casos, prefere que o encontro não seja exposto para a mídia.

Maquiavel?

Um cacique de partido de oposição alfineta: “O Rodrigo quer dar uma de Maquiavel sem ter a capacidade intelectual dele. Essa história de tentar agradar aos dois lados... O Temer hoje já olha pro Rodrigo com desconfiança. E o Congresso também”.

Derrubado

Marcelo Crivella está em maus lençóis na Câmara Municipal. O Palácio Pedro Ernesto derrubou os últimos 12 vetos que o prefeito determinara a projetos de lei que haviam sido aprovados pela Casa. E em sete dessas derrubadas, vereadores de seu próprio partido, o PRB, votaram contra decisão de Crivella.

IPTU
E a prefeitura pretende enviar o projeto de lei do aumento de IPTU amanhã para a Câmara. Pelo andar da carruagem, sei não...

Medalha Pedro Ernesto
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Herman Benjamin, relator do processo de cassação da chapa Dilma-Temer que votou pela reprovação das contas, pode ser homenageado na Câmara. A honraria foi proposta pelos vereadores Fernando William (PDT) e Otoni de Paula (PSC) e será votada esta semana.

ID Jovem
Os governos federal e estadual vão lançar o aplicativo ID Jovem, dia 29, no Museu do Amanhã. Com ele, quem tem entre 15 e 29 anos e possui renda familiar de até dois salários mínimos terá uma série de vantagens. “Cerca de 800 mil jovens no estado vão ser beneficiados com passe-livre em ônibus para viagens interestaduais e meia-entrada para atividades culturais”, explica Jéssica Ohana, superintendente da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude.

Você pode gostar