Por rodrigo.sampaio

Rio - Um protesto reúne cerca de 40 mototaxistas no Centro do Rio na manhã desta segunda-feira. Inicialmente concentrados na Praça da Bandeira, os manifestantes seguem em direção à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e, mais tarde, deslocam a manifestação até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul da Cidade. 

Mototaxistas realizam protesto pela unificação de placa que autoriza transporte de carga e passageiroEstefan Radovicz / Agência O Dia

Os mototaxistas pedem a unificação da placa vermelha, para que, enfim, seja permitido tanto o transporte de carga como o de passageiros. Segundo alegam os manifestantes, existem dois tipos diferentes de placas vermelhas. A primeira, sancionada pelo Detran-RJ, autoriza o transporte de passageiros. Já a segunda, sancionada por Eduardo Paes, na resolução 219, permite apenas que condutor carregue apenas cargas.

De acordo com a categoria, a falta desta unificação limita as possibilidades de trabalho de quem usa a motocicleta como ferramenta de ofício: "Eu trabalho com carga mas não posso levar passageiro", disse Marcos Oliveira, de 35 anos.

O mototaxista também fez questão de reclamar do tratamento e da falta de critério da polícia na ação de apreensões: "Eles (policiais) estão aproveitando que a lei da placa vermelha não está valendo para rebocar as nossas motos; Unificar as placas é benéfico para a categoria. Não queremos fugir da lei, queremos apenas trabalhar sem ser prejudicado", disse. 



Você pode gostar