Por karilayn.areias

Rio - Preocupados com a onda de violência que assola a cidade, dezenas de moradores da Zona Sul se encontraram na manhã de ontem na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, para participar da primeira edição do ‘Paz de A a Z’, encontro que percorrerá as praças da cidade no último domingo de cada mês. A próxima reunião será no dia 30 de julho, na São José, na Lagoa.

Padre Omar (ao lado%2C de branco) ajudou a conduzir a cerimônia%2C que emocionou os presentesSeverino Silva / Agência O Dia

“Há uma convocação maravilhosa por parte do Cardeal Dom Orani Tempesta para que os cariocas se reúnam nas praças e lugares públicos para convocar a paz, que realimenta o coração da sociedade e nos torna mais sensíveis ao bem e ao próximo. Para que as diferenças não sejam tão agressivas”, enfatiza o Padre Omar, coordenador de eventos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, reitor do Santuário do Cristo Redentor e colunista do DIA.

Durante o encontro, fiéis rezaram e cantaram diversas músicas de amor ao próximo, mensagens de paz foram lidas, terços, distribuídos, e um abraço coletivo encerrou o encontro.

A dona de casa Haydee Magalhães, que passava pela praça, conta que é bom a população se unir e mostrar que o bem tem força. “Mas é legal que a iniciativa não fique só na Zona Sul”, cobra ela, que mora no Rio Comprido. “A princípio, vamos rodar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Largo do Machado, Gávea; todos os bairros da Zona Sul serão contemplados, e ao mesmo tempo que acontece de forma simultânea em outras regiões da cidade do Rio. Esse é um desejo do cardeal Dom Orani”, salienta Padre Omar.

Clara Magalhães, uma das organizadoras do evento, que tem parceria da Arquidiocese, explica que a ideia surgiu de uma reunião de amigas cariocas. O aumento da violência, que tem atingido a todos na cidade, foi um dos fatores que fizeram com que elas se unissem na tentativa de fazer a diferença enviando mensagem de paz para os próximos. “Pela fé e pela oração, a gente pode mudar qualquer situação”, afirma Clara.

Você pode gostar