Por thiago.antunes

Rio - O prefeito Marcelo Crivella participou, nesta quarta-feira, da formatura da primeira turma do Projeto Resgate, no Centro da cidade. O objetivo do programa é  incluir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, por meio da capacitação, emissão de carteira de trabalho, intermediação de mão de obra e encaminhamento para entrevista de emprego. Oito dos 11 alunos foram contratados imediatamente, sete deles por uma rede de supermercados que apadrinhou o projeto. Os outros três serão encaminhados para entrevistas de emprego.

Crivella falou sobre as prioridades de sua gestão. Disse que a cidade olímpica que impressionou o mundo com obras e estádios agora precisa cuidar de sua população.

"Não podemos jamais esquecer ou deixar para trás o nosso povo, as nossas pessoas, as nossas crianças. Nós estamos nos propondo a fazer o melhor, e para fazer o melhor é preciso priorizar. E a prioridade no nosso governo é cuidar das pessoas, e entre essas pessoas, as que mais precisam ", afirmou o prefeito.

O prefeito Crivella%2C a secretária Clarissa Garotinho e o defensor público André Luis Machado entregam os diplomas ao alunos do Projeto ResgateDivulgação

A secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), Clarissa Garotinho, lembrou que esse projeto tem total conexão com um dos mais importantes objetivos da gestão do prefeito Crivella. Segundo ela, o mais importante do trabalho do Projeto Resgate é ajudar as pessoas a reconstruírem suas vidas.

"Há muitos motivos que levam as pessoas a estarem em situação de rua, e ninguém vive na rua porque quer. Nós não devemos tratar as pessoas como números, mas sim tratar cada ser humano como indivíduo que merece chances e oportunidades. Eu tenho certeza que os contratantes vão se surpreender, porque estas pessoas vão abraçar esta oportunidade e mostrar que são capazes de fazer a diferença", comentou Clarissa.

O aluno André Luiz, representando a turma, falou sobre a importância de ter participado do projeto.

"Estamos orgulhosos em ter participado e concluído este curso de preparação para o mercado de trabalho. Estamos aptos, esperançosos e com as energias renovadas para este recomeço. Precisamos, em determinado momento da vida, de uma mão amiga e de sabedoria para entender nossas experiências e nossas falhas, e assim absorvermos como aprendizado".

O projeto é uma parceria da SMDEI e a Defensoria Pública do Estado do Rio, onde acontece o curso. O conteúdo oferecido aos alunos inclui aulas de direitos e cidadania, planejamento de carreira, postura profissional, currículo e inteligência emocional. Os alunos poderão requerer também emissão de carteira de trabalho e cadastro no Portal Mais Emprego, para que seja possível à secretaria emitir cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego.

O defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, André Luis Machado de Castro, lembrou que o país e o estado passam por um momento de crise, que atinge profundamente a população mais carente. Ele elogiou a iniciativa da Prefeitura de dar uma nova oportunidade a essas pessoas.

"As instituições públicas precisam se unir num momento tão difícil como esse, para dar uma resposta a essa situação. Precisamos, de alguma maneira, reverter esse quadro e dar alguma oportunidade de estabelecer políticas públicas emancipatórias para essas pessoas em situação tão difícil", disse Machado.

Com 17 alunos, a segunda turma do Projeto Resgate já foi selecionada. O programa vai capacitar, pelo menos, 120 pessoas nos próximos 12 meses. São homens e mulheres em situação de rua com mais de 18 anos. A seleção é norteada pelos seguintes métodos: o aluno deverá estar abrigado em alguma instituição; não poderá ser dependente químico; e precisará declarar interesse em retornar ao mercado de trabalho.

Você pode gostar