Por adriano.araujo

Rio - A renovação do convênio para a realização da Operação Centro Presente, que garante a segurança nas ruas do Centro da cidade, será assinada na manhã desta terça-feira. O contrato será renovado por mais um ano.

Os custos da operação, no valor de R$ 41 milhões, serão divididos e pagos pela Prefeitura do Rio e pelo Sistema Fecomércio RJ. Os recursos serão utilizados no pagamento do salário dos policiais e de despesas administrativas e operacionais, como compra de uniformes, materiais e combustível. 

Operação Centro Presente será renovada por mais um anoFoto%3A Maíra Coelho / Agência O Dia

A cerimônia que vai selar a renovação do Centro Presente ocorrerá no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, e contará com a presença do prefeito Marcelo Crivella, do presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, e do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. 

A Operação Centro Presente foi iniciada em 4 de julho de 2016. Desde que a operação começou, o roubo a pedestre foi reduzido consideravelmente. No primeiro trimestre deste ano a redução chegou a bater 92%. Também houve uma importante queda no número de registros de roubo de celular: a redução chegou a 92% no mês de fevereiro, comparando com o mesmo período do ano anterior.

Até o dia 26 de junho deste ano foram efetuadas 2.404 prisões pelos agentes, 908 delas por posse e uso de drogas, 127 por porte de arma branca e 12 por porte de arma de fogo, 107 por roubo e 201 por furto. Também foram capturados 351 foragidos da Justiça.

Você pode gostar