Por caio.belandi

Rio - Fechada há quase um mês a emergência do Hospital Federal do Andaraí vai reabrir daqui a pouco, às 10h. O setor estava fechado desde 9 de junho por medida de segurança após as tomadas do local apresentarem fumaça. Apenas os casos de extrema gravidade passaram a ser recebidos nas enfermarias da unidade após o fechamento da emergência.

"Por medida de segurança, tomamos a decisão de reabrir integralmente só depois da visita do Corpo de Bombeiros e do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia/RJ) à emergência. Não poderíamos deixar de nos preocupar com a segurança total do usuário do SUS", ressalta a diretora do hospital, Maria Lúcia Feitosa.

Mesmo com atendimento emergencial restrito, o hospital recebeu nas últimas semanas casos de infarto, traumas e fraturas, mas direto nas respectivas enfermarias médicas, não no setor de emergência.

A emergência do Hospital Federal do Andaraí ficou quase um mês fechadaDivulgação

Hospital respondeu por 57% dos atendimentos da rede federal no Rio

Dos 39.940 atendimentos de emergência realizados no primeiro quadrimestre do ano na rede de seis hospitais do Ministério da Saúde, o Hospital do Andaraí respondeu por 57% do total, ou seja, 22.860 dos casos. Localizado no Andaraí, a unidade dispõe hoje da emergência que é referência para toda a população da Grande Tijuca. Nos primeiros quatro meses deste ano, o aumento dos atendimentos de emergência ali foi de 13% em relação a igual período de 2016, em apoio a unidades municipais e estaduais do Rio de Janeiro.

O Hospital do Andaraí dispõe de 521 médicos e está inserido no plano de reestruturação divulgado na última semana pelo Ministério da Saúde, que prevê o aumento de 20% do atendimento especializado em oncologia, cardiologia e ortopedia, as maiores demandas da rede hospitalar federal atualmente no Rio de Janeiro. No primeiro quadrimestre, o hospital aumentou em 11% as consultas ambulatoriais (chegando a 22.489) e em 9% as cirurgias de média e alta complexidade (totalizando 1.711), em comparação com o mesmo período do ano passado.

Você pode gostar