Por karilayn.areias

Rio - Mesmo após a ação da Secretaria de Ordem Pública (Seop), na manhã desta segunda-feira, os lava-jatos clandestinos na Avenida Radial Oeste e na Rua Visconde de Niterói, perto do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, continuam funcionando. Depois que os agentes foram embora, dois homens reabriram um burraco tampado por funcionários da Cedae e usam a água furtada para lavar veículos. Procurada, a Seop informou que os agentes estão retornando ao local para uma nova ação. 

Após operação da Seop, populares reabrem buraco fechado por funcionários da CedaeMaíra Coelho / Agência O Dia

A operação da Seop tinha o objetivo de coibir os lava-jatos cladestinos, o furto de água e energia que ocorrem no local. Além disso, a ocupação de uma faixa da via atrapalha o trânsito e a circulação de pedrestres. Segundo a pasta, de janeiro a junho deste ano 37 reclamações sobre o lava-jato irregular foram registradas. 

"Durante a operação foi constatado que parte da via é fechada pelos lavadores, que se arriscam entre os carros. A Cedae lacrou diversas ligações irregulares de água. Vamos coibir qualquer atividade ilícita ou que faça uso irregular do logadouro público", afirmou o Superintendente Regional da Grande Tijuca, Jose Henrique Junior.

A ação realizada na manhã desta segunda-feira foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e envolveu outros 11 órgãos municipais e a Polícia Militar, reunindo mais de 120 agentes em campo. Ao todo, foram desmontados 12 estabelecimentos irregulares, com o corte de ligações clandestinas de água e energia elétrica.

Em apoio à operação, a Comlurb recolheu ainda 680 quilos de materiais, como pedaços de madeira, telhas, lonas, ferragens, panos, mangueiras, baldes, lixeiras e tonéis usados para armazenar água, e até mobília e aparelhos de televisão.

Dois menores foram conduzidos à delegacia por atirarem pedras contra o efetivo, quebrando o vidro de uma das viaturas da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e danificando a lataria de outra.


Motoristas podem ser multados

Os motoristas que pararem na via podem ser multados por estacionamento irregular. O valor das multas variam de R$ 130,16 a R$ 293,47, de acordo com o tipo de infração cometida.

Além disso, o núcleo de videopatrulhamento do Centro de Operações Rio (COR), que deu suporte às equipes de rua monitorando possíveis retaliações, vai ceder à Polícia Civil imagens das pessoas que retornarem ao local para lavar o carro após o término da operação.


Você pode gostar