Por karilayn.areias

Rio - Marcelo Crivella lançou a pedra fundamental do Memorial às Vítimas do Holocausto, nesta sexta-feira, no Parque Yitzhak Rabin, no Mirante do Pasmado, em Botafogo. Financiado com recursos privados, o projeto prevê a construção de uma torre dividida em 10 partes, simbolizando os mandamentos bíblicos.

Marcelo Crivella ao lado da secretária Teresa Bergher e o embaixador de Israel%2C Yossi Shelly no lançamento da pedra fundamental do Memorial às Vítimas do HolocaustoDivulgação

O monumento terá 22 metros de altura e, em sua base, será escrito "Não matarás". O local contará com rampas de acesso, área para solenidades, galeria circular com três divisões, espaço de mídias digitais, auditório para 130 pessoas, copa, administração e sala de reuniões.

Presente ao evento, o embaixador de Israel, Yossi Shelly, se disse bastante emocionado com a cerimônia. "Devemos lembrar sempre o Holocausto. Só assim, o mundo vai evitar repetir esse horror no futuro", disse o embaixador.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher, disse que o Mirante do Pasmado foi o primeiro local escolhido por seu marido (Gerson Bergher) para a instalação do Memorial. "O Memorial é, acima de tudo, um marco de resistência contra o esquecimento porque, sete décadas depois, o mundo continua matando inocentes e deixando muitas crianças órfãs", disse.

Durante o evento, Teresa revelou que vai tentar trazer da Polônia um dos vagões dos trens que levavam os prisioneiros para os campos de concentração. Disse também que o Museu do Holocausto, em Jerusalém, ficou de enviar objetos das vítimas para o acervo, como roupas e sapatos.           

Além do Memorial, o Parque Yitzhak Rabin vai ganhar infraestrutura turística, com instalação de um novo quiosque e delimitação de vagas para estacionamento. Os visitantes terão à disposição Wi-fi gratuito, bicicletário e banheiro.

 



Você pode gostar