Por karilayn.areias

Rio - Um sopro de esperança para quem vive na rua. É assim que o projeto "Dois pães e um pingado" ajuda ao menos 250 pessoas que ficam na Cinelândia, Centro do Rio. Entretanto, a ação que começou em setembro de 2016 vem enfrentando dificuldades. Desde seu início, pela primeira vez na semana passada os voluntários não conseguiram distribuir os kits de café da manhã.

Projeto que distribui café da manhã para moradores de rua precisa de doaçõesDivulgação

Apesar das adversidades, a inicitiva de ajudar persiste. "Não somos ligados a nenhuma ONG, instituição, partido poilítico ou qualquer estrutura formal. Os voluntários são pessoas comuns dispostas a doar seu tempo e recursos em prol de quem precisa", disse o voluntário Bruno Sophia. 

Sem a ajuda de instituições, os obstáculos para manter o projeto são maiores. Quem quiser participar do projeto ou ajudar com doações pode entrar em contato através da página no Facebook (confira no pé da matéria o que pode ser doado).  De acordo com Bruno, os voluntários se reúnem toda quinta-feira, às 18h30, na casa de alguém do grupo que tiver disponibilidade, para a montagem dos kits de café da manhã. Já a entrega de alimentos acontece às sextas-feiras, a partir das 7h, em frente ao obelisco da praça da Cinelândia.

Cada kit leva um sanduíche de queijo, seis rosquinhas de leite e a bebida é servida na hora em copos descartáveis. Entre as opções tem achocolatado, café, café com leite e suco.

Boca a boca

Ainda de acordo com Bruno, a iniciativa começou com um grupo de amigos que queriam ajudar os mais necessitados. " Um amigo chamou outro e por assim vai", conta Bruno.  

Porém, o que começou com um grupo de amigos no Rio de Janeiro, hoje acontece em outras três capitais: Recife, São Paulo e Curitiba. 

"Dos 40 kits semanais que começamos lá no passado, hoje são 200 kits só no Rio. Fico muito feliz de poder ajudar e ver que existem pessoas que, ao invés de ficar reclamando, arregaçam as mangas para fazer a diferença no mundo e na vida de quem precisa", complementou.

Relação de produtos que podem ser doados:

- Pacotes de rosquinhas
- Pacotes de pão de forma
- Queijo
- Garrafas de suco concentrado
- Achocolatado
- Leite
- Café
- Açúcar
- Margarina
- Água
- Embalagens descartáveis de 2Kg
- Guardanapos
- Copos descartáveis 

Você pode gostar