Por luana.benedito

Rio - Pela primeira vez no Brasil, a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática começa nesta segunda-feira e vai até sábado. A edição, que será realizada na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, tem participação recorde de estudantes — 623, de 112 países e cinco continentes.

Rio sedia Olimpíada Internacional de MatemáticaDivulgação

O Brasil começou a concorrer no evento, com participantes em 1979. Desde então, já conquistou 22 medalhas e 29 menções honrosas. Em 2016, os brasileiros ocuparam a 15ª  posição, sua melhor colocação no ranking. Na ocasião, os competidores ganharam cinco medalhas de prata e uma de bronze.

Neste ano, o time do Brasil foi selecionado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) de um grupo de 30 alunos. Os estudantes têm recebido treinamento intensivo desde o ano passado.

Os participantes têm o desafio de se debruçar sobre problemas matemáticos fornecidos pela organização do evento. De acordo com os organizadores, o objetivo da Olimpíada é incentivar o desenvolvimento da disciplina pela disputa e a troca de experiências entre representantes de culturas distintas


Você pode gostar