Por gabriela.mattos
Turista Eloise Dixon foi baleadaReprodução

Rio - A turista Eloise Dixon, de 46 anos, passou por uma cirurgia após ser atingida por dois tiros no abdômen na tarde deste domingo. De acordo com a direção do Hospital Geral da Japuiba, a operação "foi um sucesso" e a mulher deve receber alta até quinta-feira. 

Eloise estava com o marido e os três filhos (o mais velho de 4 anos), na estrada Rio-Santos, na altura de Angra dos Reis, quando pediram informações para saber onde se comprava água. Por conta da dificuldade do idioma, eles teriam sido direcionados para a comunidade de Água Santa, onde há traficantes da facção Terceiro Comando Puro.

Na entrada da favela, dois homens armados teriam mandado o carro, um Renault Fluence alugado, retornar. Ainda pela dificuldade do idioma, o condutor não teria entendido e prosseguiu, sendo os disparos realizados.

"Temos que conversar com as vítimas ainda, mas teria sido isso. Eles pararam o carro e pediram informação sobre onde poderiam comprar água. Ou a família entendeu que era na Água Santa que eles poderiam comprar ou o interlocutor entendeu que era para essa comunidade que eles gostariam de ir e os direcionou", disse ao DIA o delegado Bruno Gilaberte, titular da 166ª DP (Paraty). 

Crime repercutiu na imprensa internacional

O caso teve grande repercussão na imprensa internacional, principalmente entre os jornais britânicos. O "Telegraph" publicou uma reportagem questionando: "O Brasil é seguro?". Segundo o diário, as autoridades brasileiras fizeram um "grande esforço para limpar a imagem do país" antes da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 

"Mas a força de segurança instalada para manter os visitantes seguros durante os Jogos foi embora há muito tempo e os tiros sugerem que algumas partes do país permanecem perigosas para visitantes", diz o artigo. Na publicação, os especialistas analisam se é seguro dirigir sozinho no Brasil e se é seguro fazer um tour pelas favelas da cidade. O "Telegraph" alerta ainda para o uso de GPS no país.

A "BBC", o "The Sun" e o "Daily Mail" também comentaram sobre o caso. Estes dois últimos reforçaram o fato de que a mulher foi baleada na frente dos filhos e do marido enquanto procurava por água. O "Daily Mail" lembrou que houve uma "confusão linguística".

Você pode gostar