Por karilayn.areias

Rio - A Lava Jato promete avançar, semana que vem, na descoberta das maracutaias do governo estadual na gestão de Sérgio Cabral. Atual secretário de Turismo de Luiz Fernando Pezão (PMDB), Nilo Sergio Felix ficará frente a frente com o juiz federal Marcelo Bretas, na segunda-feira. Foi arrolado como testemunha de defesa de Luiz Carlos Velloso, subsecretário de Transportes de Cabral preso por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção nas obras da Linha 4 do metrô.

Já na quarta-feira será a vez de Sérgio Côrtes, secretário de Saúde de Cabral, também preso na Lava Jato, prestar depoimento. No mesmo dia, Bretas ouvirá o delator César Romero, ex-braço direito e ex-funcionário de Côrtes que revelou como o chefe fazia para ocultar o patrimônio. 

PM sem Detran
Agentes do Detran-RJ estão espantados com a quantidade de cancelamentos, pela Polícia Militar, de blitzes que estavam planejadas para ocorrer em conjunto — os batalhões alegam falta de contingente para a tarefa. Ocorre que, seguidas vezes, PMs foram vistos fazendo blitz exatamente no local e horário agendados — e sem a presença do Detran, que fiscaliza a abordagem aos motoristas com o uso de câmeras.

Ou seja
A PM parece preferir atuar sozinha nas blitzes.

Reforço no caixa
A fiscalização fazendária da prefeitura começará a cobrar taxas de publicidade atrasadas dos 624 maiores devedores (estabelecimentos comerciais). As dívidas constam de até cinco anos e representam receita de cerca de R$ 17 milhões aos cofres públicos. Em momento de crise, o reforço é mais que bem-vindo.

E falando em crise...
O Instituto Pereira Passos (IPP) lança a 2ª edição do Prêmio Maurício de Almeida Abreu, que promove reflexões sobre a realidade social, urbana e econômica do Rio e sua interação com a Região Metropolitana. As melhores dissertações receberão prêmios de até R$ 14 mil. www.rio.rj.gov.br/ipp.

Fiscais do orçamento
Um trio de peso na Câmara se uniu para cobrar da prefeitura esclarecimentos quanto a cortes na Saúde. Os vereadores Fernando William (PDT), Rosa Fernandes (PMDB) e Paulo Pinheiro (Psol) criaram uma Comissão Especial com o intuito e prometem não dar sossego às secretarias de Saúde e de Fazenda.

Artista indígena
O flautista Anuiá Yawalapiti, cuja tribo fica no Alto Xingu, apresenta-se amanhã,às 11h, na Sala Cecília Meireles, com a Orquestra Cesgranrio, comandada por Leandro Bellini.

Você pode gostar