Por lucas.cardoso

Rio - A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quinta-feira, a Clínica da Família Maria José Papera de Azevedo, em Santíssimo, na Zona Oeste. Segundo a prefeitura, a nova unidade tem capacidade de realizar cerca de 1.150 consultas médicas por mês e deve beneficiar mais de 17 mil pessoas. A obra custou cerca de R$ 5,2 milhões.

A nova unidade tem capacidade de realizar cerca de 1.150 consultas médicas por mêsDivulgação

A nova Clínica da Família tem seis consultórios, salas de curativos, de imunização, de saúde bucal, de esterilização, farmácia e almoxarifado, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes e sala de raios-x e ultrassonografia, entre outros serviços. Além disso, o local vai oferecer serviços de visita domiciliar, pré-natal; realização do teste do pezinho; imunização; curativos; planejamento familiar; vigilância em saúde e saúde bucal.

"É aqui que a pessoa vai ver que aquela dor no abdômen é um problema na vesícula, porque nós temos aparelhos para fazer esse diagnóstico. Tivemos que fazer um sacrifício que foi reduzir os recursos do carnaval para continuar obras como essa. É a segunda (Clínica da Familia) que estamos abrindo, enquanto o estado está fechando suas unidades. É com esforço e sacrifício que vamos fazer o melhor pelo povo", afirmou o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que participou da inauguração.

O secretário Municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos, contou que a unidade de saúde vai beneficiar 12 comunidades da região. "Aqui teremos condições de realizar um atendimento especializado em casos de hipertensão e diabetes, por exemplo. É muito importante que a população consiga fazer um trabalho de prevenção dessas doenças", enfatizou o secretário.

A dona de casa Gilzimeria Batista, de 59 anos, elogiou a nova unidade. Segundo ela, o Centro Municipal de Saúde Manoel de Abreu, onde costuma se consultar, tem ficado sobrecarregado de pacientes. " Achei ótima essa inauguração. Aqui é bem mais perto da minha casa, fica mais fácil para trazer meu marido e minha mãe nas consultas", contou a dona de casa.

O prefeito deu outra boa notícia à população da Zona Oeste. Ele afirmou que se a Câmara de Vereadores aprovar o texto final do projeto que atualiza o IPTU terá condições de reformar o Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande.

 

Você pode gostar