Por tabata.uchoa

Rio - O plenário da Assembleia Legislativa votará depois de amanhã pela aprovação ou reprovação das contas do Tribunal de Contas do Estado referentes a 2015, período em que o TCE era presidido por Jonas Lopes, réu confesso que delatou esquema de corrupção à Operação Lava Jato.

Em março, a Comissão de Orçamento da Alerj, composta por sete deputados, aprovou as contas de 2015 do TCE por unanimidade. Na ocasião, o colegiado afirmou que o que estava em julgamento eram “as contas, e não as atitudes de seus conselheiros”. Dos sete conselheiros do TCE, seis estão afastados do cargo por suspeita de corrupção. A decisão foi do Superior Tribunal de Justiça.

E agora?
Será que o plenário da Alerj, formado por 70 deputados, vai aprovar a decisão da Comissão de Orçamento? Veremos.

Educação: boa notícia
Fechada desde o ano passado, a Faetec da Ilha do Governador será reinaugurada depois de amanhã após ter recebido uma guaribada de estudantes, pais de alunos e moradores do bairro, que atuaram voluntariamente.

Segue
O local será batizado de Complexo do Trabalhador, já que, além da Faetec, abrigará um posto do Sine (Sistema Nacional de Empregos) e a Casa do Trabalhador (onde será possível dar entrada na carteira de trabalho e no seguro-desemprego e participar de cursos de capacitação. A medida é fruto de parceria das secretarias estaduais de Educação, de Ciência e Tecnologia, e de Trabalho.

Falando em emprego...
A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio se impressionou com as perguntas feitas por pessoas que, desempregadas, buscam orientação profissional. É que, no Programa Recoloca RH, a maioria pedia auxílio em questões emocionais.

Situação preocupa
Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostram que, entre os desempregados, 59% estão deprimidos.

É de graça
Pontos polêmicos da Reforma Trabalhista, como a terceirização da mão de obra e a flexibilização da jornada de trabalho, serão tema da palestra do advogado Valton Pessoa, amanhã, no Novotel Santos Dumont, no Centro, às 14h.

Esporte: boa notícia
Moradores de favelas que têm entre 12 e 17 anos estão recebendo aulas de stand-up paddle (aquela prancha grande e larga), nas águas da Urca, e também de jiu-jítsu. O incentivo ao esporte faz parte de projeto desenvolvido pela Guarda Municipal.

Você pode gostar