Por thiago.antunes

Rio - Com foco no combate à corrupção no governo estadual e nas prefeituras, o Tribunal de Contas do Estado vai reforçar a equipe de auditores. Atualmente, esse trabalho é feito por apenas 20% da equipe de Controle Externo, que atua também em outras áreas, como na análise da prestação de contas do Palácio Guanabara e dos municípios. Mesmo assim, esses 20% são responsáveis por descobrir 80% dos casos em que houve desvio de verba.

O TCE diz que mais servidores do Controle Externo serão direcionados à área de auditoria e que acaba de criar o Indicador de Risco de Irregularidades (Iris), espécie de bússola que norteará a atuação desses profissionais.

Aliás

A Assembleia Legislativa iria votar, terça passada, pela aprovação ou reprovação das contas do TCE referentes a 2015 — vale lembrar que seis conselheiros do tribunal estão afastados por suspeita de corrupção. Mas, por conta do pacto de recuperação financeira do estado, assinado em Brasília, a votação foi adiada para semana que vem.

Expectativa

Tanto os oposicionistas do Psol quanto alguns governistas do PMDB dizem que votarão pela rejeição das contas — que foram aprovadas em março pela Comissão de Orçamento da Alerj. Vamos acompanhar.

Funk na Record

A vereadora Verônica Costa (PMDB) votou contra o reajuste do IPTU. A sua relação com o prefeito Marcelo Crivella (PRB) azedou depois que a Mãe Loura não conseguiu ajuda para emplacar um programa que pretendia apresentar na Record TV.

Gaiata

Ao ouvir que não seria possível, Verônica, em tom irônico, insistiu: “E na Globo, consegue?”.

Paes nas redes

Em postagem no Instagram, a Mãe Loura divulgou foto em que segura cartaz com os dizeres “Voto não ao aumento do IPTU”. Eduardo Paes (PMDB) curtiu a publicação.

Cuspindo marimbondo

Quem também está uma fera com Crivella são a deputada Lucinha (PSDB) e seu filho, o vereador Júnior da Lucinha (PMDB). Toda a estrutura que eles tinham na Zona Oeste foi tirada depois que Júnior votou contra o governo. Lucinha diz que, em vez de reajustar o IPTU, a prefeitura deveria cobrar dos grandes devedores — ideia levada à Câmara pelo vereador Reimont (PT).

Julgamento

O plenário da Alerj votará na próxima quarta-feira as contas do governo Pezão referentes a 2016 — aquelas reprovadas pelo TCE.

Você pode gostar