Por gabriela.mattos

Rio - Presidente do PMDB-RJ e também da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, convocou uma reunião para amanhã com os 11 deputados federais do partido, na Barra da Tijuca. O mandachuva da política fluminense quer evitar uma possível debandada. Mas terá dificuldade. Ao menos cinco parlamentares da bancada já flertam com outros partidos. Esse grupo avalia que o desgaste na imagem do PMDB pode prejudicar suas reeleições em 2018.

A favor de Picciani, o fato de o partido ser o de maior musculatura política no estado: além de ter mais prefeituras no interior, tem a presidência da Câmara do Rio, da Alerj e o governo estadual. Fora o tempo de televisão.

Será?

Aliados próximos de Eduardo Paes (PMDB), pré-candidato ao Palácio Guanabara, estudam uma chapa com o PDT, na qual a vice do peemedebista seria a deputada estadual Martha Rocha. Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi se dá muito bem com Paes. O problema seria o PP. Sem um nome forte para disputar o Senado, a legenda, há anos com Paes, não abriria mão de indicar o vice.

O Brasil de Cristiane

Outra aliada de todas as horas de Paes, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB) diz que só existem duas possibilidades de ambos caminharem juntos em 2018. A primeira é o PTB indicar o nome para ser vice na chapa de Paes. A segunda é que ele apoie o nome do PTB ao Senado. "O PTB não será mais figurante", diz Cristiane.

Segurança em pauta

Secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa (PSD) dará 14 palestras nos próximos meses para falar de... Segurança Pública. Como não é bobo, o pré-candidato ao governo estadual quer mostrar que está por dentro do tema que mais aflige a população. Os encontros ocorrerão em universidades e entidades.

Escala nas pastas

O atraso nos salários de servidores estaduais já faz com que secretarias de Pezão voltem a atuar em regime de escala. Foi um tremendo balde de água fria no funcionalismo. Ninguém esperava que isso fosse acontecer poucas semanas após o Palácio Guanabara quitar salários atrasados e fechar o acordo de recuperação fiscal com a União.

Saliva ajuda o bolso

A Secretaria Estadual de Educação economizará R$ 12 milhões por ano com uma medida simples: a renegociação e reanálise de contratos com a Light e a Enel (antiga Ampla).

Economia turbinada

Outra boa notícia vem da prefeitura. Nos oito primeiros meses do ano foram concedidos 32.039 alvarás para abertura de novos estabelecimentos: 11% a mais do que o mesmo período de 2016. Um sinal de que a economia carioca pode reagir. O número de microempreendedores individuais foi o que mais cresceu.

Direitos iguais

A Escola de Magistratura do Estado fará o seminário 'Questões de gênero: abordagem social e jurídica', amanhã, no Centro. Entre os palestrantes, o ministro do STF Luiz Fux, que falará sobre 'Proteção jurídica à união homoafetiva'.

Pergunta de U$ 1 milhão

Convocada por Luiz Paulo (PSDB), a audiência pública 'Como aumentar a receita sem aumentar a carga tributária' ocorrerá depois de amanhã na Alerj.

Você pode gostar