Por cadu.bruno

Rio - Moradores do Morro dos Macacos, na Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, relatam que intensas trocas de tiros são ouvidas na comunidade desde a madrugada deste sábado. Conforme as publicações em redes sociais, a favela amanheceu ao som de disparos de armas pesadas, com ruas vazias e comércios fechados por causa do temor da população. Até as 7h, não havia registro de mortos ou feridos.

De acordo com as informações da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Macacos, criminosos de grupos rivais trocaram tiros na parte alta da comunidade, no fim da madrugada. O policiamento foi reforçado na região, mas, segundo a polícia, não há informações sobre prisões ou apreensões até o momento.

Policiais também fizeram incursão no Morro São João, próximo ao dos Macacos, e foram recebidos a tiros. PMs receberam informações de que bandidos do São João tentaram invadir a comunidade vizinha durante a madrugada, o que causou o intenso tiroteio.

Forças de segurança cercaram a região do Morro dos Macacos ontem. Imagens feitas na comunidade%2C Pau da BandeiraEstadão Conteúdo / Luiz Fernando Menezes

Os tiroteios ocorrem menos de 24 horas depois de uma megaoperação policial, com apoio das Forças Armadas, na qual 12 criminosos foram detidos. "Dá pra ouvir aqui do Grajaú!! É guerra", disse um morador em comentário no Facebook, onde foram divulgados vídeos com o barulho dos tiros. "Que Deus proteja nosso Morro dos Macacos que estava na maior paz", publicou uma jovem no Twitter. "Esse morro tá amaldiçoado, vou te contar", afirmou outra menina.

A operação de ontem, que não teve registro de confrontos violentos, ocorreu no mesmo dia em que o Disque-Denúncia anunciava recompensas de R$ 5 mil por informações que levassem à apreensão de fuzis e à localização de arsenais no Rio de Janeiro. A medida faz parte da campanha "Desarme o bandido", em vigor desde 2005. O anonimato dos denunciantes é garantido pela entidade.

Tiroteio deixa um homem ferido no morro do Cantagalo
 
Um homem ficou ferido numa troca de tiros entre policiais e criminosos no morro do Cantagalo, em Copacabana, zona sul do Rio O confronto ocorreu por volta das 6h da manhã deste sábado.

Segundo informações do comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada nas favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, policiais faziam patrulhamento de rotina pela Estrada do Cantagalo, na altura do Beco do Mituca, quando foram atacados por bandidos armados.

Após a troca de tiros, os agentes encontraram em seguida o homem ferido, que foi levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, também na zona sul da cidade. O policiamento foi reforçado na região do tiroteio.

Na madrugada desta sexta-feira, na Rocinha, outro tiroteio deixou ao menos dois criminosos mortos e uma adolescente ferida por bala perdida. Na semana passada, logo após o fim do cerco militar na favela, dois adolescentes foram torturados por integrantes de uma das facções que disputam o controle do tráfico na região. Os criminosos envolvidos no confronto teriam se espalhado por outras favelas do Rio, como o Morro dos Macacos e o Morro São Carlos.

Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar