Por luana.benedito

Rio - O Detran montou um plano de contingência para atender a população afetada pelas paralisações da empresa terceirizada que presta serviço nos postos de atendimento. Segundo o órgão, um calendário especial do Detran Presente será realizado a partir desta quarta-feira, com cinco mutirões: um na capital fluminense e outros quatro no interior do estado.

Órgão montará estrutura do Detran Presente em cinco cidades do estado Divulgação

O primeiro mutirão acontece nesta quarta-feira, das 9h às 16h, no posto de atendimento da Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Na unidade serão oferecidos os serviços: de habilitação —de acordo com o Detran, o mais afetado na capital — e vistoria para os usuários que já estavam agendados e não conseguiram realizar o atendimento. Não haverá necessidade de realização de agendamento.  

Já na quinta-feira, o mutirão vai para a cidade de Resende. No sábado, o Detran Presente estará em Barra Mansa, enquanto na próxima segunda-feira, a ação acontecerá em Três Rios. O quinto evento acontecerá no dia 26, em Volta Redonda. Os agendamentos estão abertos no site www.detran.rj.gov.br. 

“O cidadão do estado não pode ficar sem alternativa de prestação de serviços. Por isso, estamos fazendo um grande mutirão para continuar atendendo a população enquanto os problemas jurídicos não são resolvidos. O Detran entende o posicionamento dos funcionários das empresas terceirizadas, e reafirma o compromisso com os cidadãos do Estado em oferecer atendimento e serviços de qualidade, mas também reafirma sua conduta e responsabilidade com as questões jurídicas”, afirma Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Durante os mutirões, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão.  A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros – como o licenciamento anual, emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site. 

Paralisações pontuais

Segundo o Detran, as paralisações, iniciadas na última sexta-feira, são pontuais e estão sendo realizadas por funcionários terceirizados da empresa Prol, mas não afeta a todos os postos do estado. As regiões do Sul Fluminense e do Médio Paraíba foram as mais impactadas. “Nestes locais, o sindicato homologou uma greve. Por isso, voltamos todas as nossas atenções para esta região”, explicou Vinicius Farah.

O Detran também informou que está em dia com o pagamento das demais empresas prestadoras de serviço. No entanto, no momento, uma penalidade administrativa impede que pagamentos  para a empresa Prol sejam realizados.

Os usuários que estavam agendados e não puderam realizar o seu atendimento por causa da paralisação poderão retornar após a normalização do serviço, em até cinco dias úteis, e realizar a atendimento sem a necessidade de agendamento.

Serviço:

18 de outubro (quarta-feira) – Francisco Bicalho (Rua Idalina, 35 – São Cristóvão)

19 de outubro (quinta-feira) – Resende – Local: Posto de vistoria do Detran (Rua Macedo Miranda, lote 63/64 – Bairro Comercial)    

21 de outubro (sábado) – Barra Mansa - Local: Parque da Cidade (Avenida Prefeito João Chiesse Filho, 312)

24 de outubro (terça-feira) – Três Rios - local a definir

26 de outubro (quinta-feira) – Volta Redonda – local a definir

 

Você pode gostar