Por thiago.antunes

Rio - Sete postos de vistoria do Detran-RJ não abriram ontem devido a uma greve de funcionários terceirizados. Sem previsão de término, as paralisações afetam a unidade da Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio, e seis no interior: Volta Redonda, Barra do Piraí, Resende, Angra dos Reis, Valença e Barra Mansa. O teleatendimento do órgão também está suspenso.

Segundo o Detran, 2.500 pessoas que tinham vistoria agendada para ontem foram prejudicadas. As paralisações começaram sexta-feira porque funcionários cedidos pela empresa Prol reclamam de salários e benefícios atrasados.

Fechado%2C posto da Avenida Francisco Bicalho terá mutirão amanhãAlexandre Brum / Agência O Dia

O presidente do Detran, Vinicius Farah, explicou que uma decisão administrativa do governo estadual impede a Prol de receber pagamentos de alguns órgãos e de participar de licitações até regularizar o FGTS e INSS de funcionários. Todos os contratos do Detran com a Prol sofrerão nova licitação este ano.

O Detran deve à Prol cerca de R$ 26 milhões. Farah estuda uma saída jurídica para quitar a dívida e evitar paralisações em outros postos. A Prol informou que os atrasados serão quitados quando o pagamento for regularizado.

Quem tenta ligar para o teleatendimento também não consegue. O Detran diz que está em dia com a Telco, prestadora do serviço. Já a Telco afirma não que recebeu pelos serviços de setembro e outubro. Farah recomenda o site do Detran como alternativa à paralisação e promete nova licitação para este ano.

Mutirões de atendimento

O Detran Presente programou cinco mutirões para atender os donos de veículos afetados. O primeiro será amanhã, das 9h às 16h, no posto da Francisco Bicalho. Serão oferecidos serviços de Habilitação e vistoria para usuários que já agendados não conseguiram realizar o atendimento. Não é preciso agendamento.

Na quinta, o mutirão será em Resende. No dia 21, em Barra Mansa; no dia 24, em Três Rios; e no dia 26, em Volta Redonda. Os agendamentos para essas cidades estão abertos no site. Os usuários que estavam agendados e não conseguiram atendimento podem retornar em até cinco dias úteis após a normalização sem agendar. O prazo final para as vistorias é dia 30.

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