Por thiago.antunes

Rio - Pedestres e ciclistas poderão ser multados por infrações de trânsito a partir de 2018. A medida estava prevista e nos código de Trânsito Brasileiro,nos artigos 254 e 255, mas só foi regulamentada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) no Diário Oficial de ontem.

Renato Abreu criticou a medida e pediu melhorias à circulaçãoAlexandre Brum / Agência O Dia

A autuação deve ocorrer nos casos em que o pedestre cruzar pistas em viadutos, pontes, túneis ou cruzamentos, salvo quando houver sinalização que permita a travessia. A punição ao pedestre nestes casos deve ser de R$ 44,19, o equivalente a 50% do valor da infração leve. Haverá ainda punição de quem usar vias, sem autorização, para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.

Os ciclistas que conduzirem onde não seja permitida a circulação, como nas calçadas ou de forma agressiva, também serão punidos. A multa é de R$ 130,16 (infração média) e pode haver a remoção da bicicleta.

O músico Renato Abreu, de 29 anos, que vai da Lapa até o Cosme Velho onde trabalha de de bicicleta, criticou a medida. "A medida restringe nossa liberdade com a bicicleta, que é um transporte sustentável. Às vezes, temos de passar por túneis ou pistas que não são permitidos. Antes de penalizar os ciclistas deveriam é aumentar e melhorar os espaços destinados às bicicletas".

Reportagem do estagiário Matheus Ambrósio, sob supervisão de Claudio de Souza

Você pode gostar