Por luana.benedito

Rio - A Cedae realiza nesta quinta-feira, a manutenção preventiva anual na Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu. Os serviços terão a duração de 24 horas, com início programado para às 6h desta quinta, e conclusão prevista para às 6h do dia seguinte.

De acordo com a companhia, a intervenção é parte do planejamento operacional da companhia, visando preparar as principais estações para o verão, período do ano em que há maior consumo de água.

Estação de Tratamento do Guandu%2C que abastece a Região Metropolitana do Rio de Janeiro%2C recebe água do sistema do Rio Paraíba do SulFabio Gonçalves / Agência O Dia

Segundo a Cedae, os técnicos farão uma vistorianos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento, além das adutoras e elevatórias que compõem o sistema. O trabalho envolve cerca de 600 pessoas em diversos pontos da Região da Grande Rio.

Os municípios atendidos pela ETA Guandu são Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo.

"A parada do sistema Guandu para manutenção  preventiva é uma ação de engenharia voltada à realização de serviços que permitem a Estação trabalhar com melhor desempenho e confiabilidade no período do verão e executar simultaneamente centenas de serviços de manutenção preventiva, corretiva e melhorias em sistemas de distribuição e adução em toda região do Grande Rio, além de ser uma operação planejada há meses", explicou o presidente da Cedae, Jorge Briard.

A companhia recomenda aos imóveis que disponham de sistema interno de reserva reprogramar atividades que demandem grande consumo e utilizar água de forma equilibrada — não lavar carros, não encher piscinas, evitar lavar roupas, não regar jardins e diminuir o tempo no banho, por exemplo.

De acordo com a Cedae, o abastecimento começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, mas em algumas áreas isoladas (pontas de sistema) e regiões mais altas, o fornecimento de água poderá levar até 72 horas para se restabelecer totalmente. A empresa não especificou que áreas são essas.

Um esquema especial foi montado pela companhia para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período. A estação do Guandu trata cerca de 43 mil litros de água por segundo;

 


Você pode gostar