As nove agências foram multadas em R$ 10 mil. A lei prevê que a multa pode chegar a R$ 160 mil na quinta autuação. Entre as penalidades previstas está, ainda, a suspensão da licença de funcionamento da agência por prazo indeterminado.
De acordo com o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz, 32 agências foram fiscalizadas. “Todas elas já haviam sido advertidas, conforme manda a lei: primeiro advertência, depois multa de R$ 10 mil que vai dobrando de acordo com as reincidências. Houve agência em que os fiscais encontraram cliente esperando há 49 minutos para ser atendido. É muita falta de respeito com o consumidor que mantém esse negócio altamente lucrativo."
Em nota, o Banco do Brasil informou que investe em ferramentas de gestão, monitoramento e na expansão de sua rede para reduzir o tempo de espera nas filas. A instituição financeira também disse que disponibiliza canais alternativos de atendimento, para que os clientes tenham opção de realizar transações fora do horário de expediente bancário, com segurança, conveniência e praticidade.
Já o Itaú Unibanco, afirmou que tem foco na agilidade e qualidade do atendimento aos clientes e pratica o controle dos tempos de espera em suas agências por meio de metodologia própria aplicada antes mesmo da promulgação das leis sobre tempo de atendimento. "Ressaltamos que essas autuações tratam-se de casos pontuais e já solucionados", diz o banco.