Por O Dia

Rio- O Movimento da Fertilidade desembarca na cidade do Rio de Janeiro neste sábado para uma manhã de atividades esportivas e um bate-papo descontraído com equipe médicas especializadas em reprodução humana. O foco do evento são jovens em idade reprodutiva, dos 20 aos 35 anos, que representam hoje cerca de 25% da população do país.

O evento será na na Praia de Copacabana, na altura do posto 5, a partir das 8h. Além de dar dicas de como otimizar a fertilidade por meio dos métodos naturais, os ginecologistas e embriologistas vão tirar dúvidas sobre os procedimentos de reprodução assistida. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) também vai orientar àqueles que desconhecem os riscos de uma gravidez tardia - isso porque, de acordo com o IBGE, as gestações entre 30 e 39 anos aumentaram de 22,5% para 30,8% nos últimos anos.

“Uma parcela da população que opta por adiar a gravidez ainda desconhece as chances do resultado ser bem sucedido. Queremos propagar essa mensagem porque a idade é um fator determinante para a fertilidade. Ao longo da vida, os óvulos envelhecem e a produção de espermatozoides perde qualidade.

Todo esse processo demanda um planejamento prévio”, explicou a presidente da SBRA, Hitomi Nakagawa.

 

Você pode gostar